Recentemente a Administração Municipal, através de licitação, investiu cerca de R$32.174,88 em equipamentos para o Centro de Saúde, no intuito de qualificar ainda mais os serviços prestados à comunidade barbosense.
Dentre os materiais, foi adquirido um monitor fetal cardiotocógrafo (MAP), que realiza exames para avaliar as reais condições do bebê dentro da barriga da mãe. Ele detecta a frequência cardíaca do feto e as contrações uterinas, e por meio de um registro gráfico, o médico pode verificar o bem-estar materno fetal.
O exame é feito com sensores ligados à barriga da gestante, que coletam estas informações, sendo especialmente indicado para grávidas após as 37 semanas ou em períodos próximos ao parto. De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, anteriormente, para ter acesso a este exame, as gestantes precisavam se deslocar até o município de Bento Gonçalves. E agora, ficou ainda mais fácil com a disponibilidade deste serviço em Carlos Barbosa.
Pensando ainda na qualidade e segurança dos atendimentos às gestantes, o Município também contratou a realização do exame laboratorial “Streptococcus do Grupo B”, o qual é feito no final da gestação, e tem como objetivo identificar a presença de bactéria. Se não tratada, a infecção bacteriana pode ser transmitida para o bebê durante o parto.
Segundo informações, o estreptococo do grupo B foi apontado como o responsável por 147 mil mortes de recém-nascidos, com idade igual ou inferior a 90 dias, e o sistema imune ainda em formação.
Os sintomas que indicam que o bebê foi infectado, são: febre, choro constante, recusa alimentar e muito sono. E as doenças graves acarretadas pela ação das bactérias, são: meningite, pneumonia e, em casos em que o diagnóstico e o tratamento são tardios, podem surgir infecções generalizadas.
Para mais informações, contatem a Secretaria Municipal da Saúde, pelo 3461-8904.
Texto e fotos: Daiane Altíssimo
Vagas são limitadas a 800 atletas; Inscrições podem ser realizadas até 26 de junho através do site do Sesc
Evento esportivo será realizado de 24 a 31 de maio, com partidas no Centro Municipal de Eventos
Cada escola irá trabalhar com os alunos sobre um time sul-americano que integra a competição
Na próxima etapa serão executados os passeios públicos e a pintura horizontal da via
Salão de eventos da ACI recebeu convidados e imprensa regional na noite desta quarta, dia 20, para apresentar as novidades
Evento reuniu educadores e cooperativas escolares da região para debates e formações sobre autonomia e cooperativismo
Seleção oferece vagas e cadastro reserva para níveis médio e superior
Todos os anos, a tradicional caminhada reúne a comunidade em busca de fé e celebração da vida