Projeto definirá diretrizes para infraestrutura, tecnologia, qualidade de vida e desenvolvimento econômico sustentável
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Município de Carlos Barbosa firmaram, na terça-feira, 11 de novembro, uma parceria para desenvolver um novo planejamento estratégico e de governança. A iniciativa, conduzida pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da UCS (IPES), tem como ponto de partida um diagnóstico socioeconômico que servirá de base para orientar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do município.
O projeto abordará quatro áreas centrais:
A assinatura do contrato ocorreu na Reitoria da UCS, reunindo o Secretário da Fazenda, Samuel Ritter, e a Diretora da Receita Municipal, Claudia Pozza, que foram recebidos pelo Reitor Gelson Leonardo Rech e pelos Pró-Reitores Neide Pessin (Inovação e Desenvolvimento Tecnológico) e Everaldo Cescon (Pesquisa e Pós-Graduação). O encontro também contou com a presença do Chefe de Gabinete Givanildo Garlet e do Diretor do IPES, professor Roberto Birch Gonçalves.
Durante a reunião, o Reitor Gelson Leonardo Rech destacou que a UCS busca desenvolver projetos que unam conhecimento científico e impacto social, fortalecendo o vínculo entre universidade, poder público e setor produtivo. O Secretário da Fazenda, Samuel Ritter, por sua vez, destacou: “Este projeto nos permitirá compreender de forma mais profunda a realidade do município, dando base técnica para planejar ações que impulsionem novas oportunidades, fortaleçam a economia e melhorem a qualidade de vida dos barbosenses. É um passo estratégico para construirmos uma cidade ainda mais inovadora e preparada para o futuro”.
O cronograma do trabalho tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026, marcando mais uma parceria de longo prazo entre a UCS e o município de Carlos Barbosa.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Bruno Zulian
Salão de eventos da ACI recebeu convidados e imprensa regional na noite desta quarta, dia 20, para apresentar as novidades
Evento reuniu educadores e cooperativas escolares da região para debates e formações sobre autonomia e cooperativismo
Seleção oferece vagas e cadastro reserva para níveis médio e superior
Todos os anos, a tradicional caminhada reúne a comunidade em busca de fé e celebração da vida
Coleta externa que será realizada no Hospital Tacchini Carlos Barbosa necessita de 120 doadores
Ex-vereador, que também foi prefeito em exercício, faleceu nesta terça-feira, dia 19 de maio de 2026
As inscrições acontecem até o dia 18 de junho
Junta Militar/Carteira de Identidade já havia mudado ainda em abril para o Edifício Comercial Pôr do Sol