Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
Nos dias 21 e 22 de julho, representantes da Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, incluindo o secretário Jurandir Bondan, além de profissionais dos setores de engenharia e fiscalização, participaram de um treinamento técnico promovido pela DPM Educação, no auditório da instituição, em Porto Alegre. O curso teve como foco o parcelamento do solo urbano e rural.
A capacitação teve como objetivo o aprofundamento das diretrizes legais e técnicas que envolvem o tema, fundamental para o desenvolvimento ordenado e sustentável das cidades. Durante o encontro, foram debatidos aspectos relevantes da Lei Federal nº 6.766/1979, conhecida como Lei de Parcelamento do Solo Urbano, que estabelece as normas para o parcelamento, uso e ocupação do solo em áreas urbanas no Brasil.
Também foram abordadas as alterações introduzidas pela Lei Federal nº 13.465/2017, entre elas a regulamentação do condomínio de lotes e dos loteamentos de acesso controlado, inovações que impactam diretamente o planejamento urbano e a atuação dos municípios. Os participantes ainda receberam orientações sobre o parcelamento do solo rural, a legislação agrária vigente e a Nota Técnica nº 2 do INCRA, ampliando a compreensão das responsabilidades legais sobre o tema.
Ao longo dos dois dias de formação, foi destacada a importância da correta aplicação da legislação como forma de prevenir problemas recorrentes enfrentados pelos municípios, muitas vezes decorrentes do desconhecimento das normas. A capacitação também abordou as diferenças conceituais e jurídicas entre desmembramento, fracionamento e loteamento.
O secretário, Jurandir Bondan, destaca: “Na prática, o cidadão nunca deve realizar o fracionamento de forma autônoma, pois há um processo junto ao município que deve ser realizado. Para o parcelamento do solo em áreas rurais, é necessário consultar um órgão federal competente, como o INCRA, por exemplo, sendo exigido um lote mínimo de dois hectares. Já nas áreas urbanas, deve-se procurar a Secretaria de Planejamento ou um departamento responsável do município, e nenhuma obra pode ser iniciada antes da conclusão de todos os trâmites legais”.
A capacitação destacou a importância da correta aplicação da legislação sobre parcelamento do solo, contribuindo para esclarecer dúvidas, atualizar conhecimentos e aprimorar a atuação técnica da equipe no planejamento urbano do município.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas
Municípios da Serra Gaúcha discutiram modelo integrado de licenciamento
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Novo sorteio contemplou cinco pessoas, valores serão transferidos por PIX ou transação bancária
Espaço fica na esquina nas ruas Independência e Madre Paulina
Com novo formato digital, a transição terá suporte integral aos contribuintes ao longo de todo o processo
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município