A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, o conceito de saúde é bem mais abrangente que a ausência de alguma doença, afirmando ser um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, desta forma, merece atenção em todos as suas vertentes, o que inclui a saúde mental.
O município de Carlos Barbosa possui dados positivos com relação a qualidade de vida, ofertas de emprego, turismo e tantos outros, porém, acompanha as demais cidades no que diz respeito à demanda, cada vez maior, pela busca do serviço de saúde mental.
Os profissionais da saúde de Carlos Barbosa que estão diariamente em atendimentos, percebem cada vez mais, o surgimento de desafios que exigem e demandam de preparo e articulação e com isso, estão em busca da qualificação constante dos serviços em saúde mental.
Frente a isso e com o objetivo de unir forças e multiplicar experiências, a Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, estão promovendo a 1ª Conferência de Saúde Mental de Carlos Barbosa, que acontecerá no dia 07 de março, no Auditório do Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT) com o Lema; A Política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS. A recepção dos convidados terá início a partir das 13h.
As palestrantes Simone Regina Fabrissio, Assistente Social do CEMAPS e Luciane da Silva Rippel, Psicóloga do CEMAPS, falarão sobre a importância do tema. Cuidar da saúde mental é essencial, pois impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, em seus comportamentos, emoções e na maneira como se relaciona com os outros.
A Secretaria convida toda a população a fazer parte deste momento, onde serão debatidos assuntos ligados a saúde mental bem como os serviços de apoio aos munícipes.
Para realizar sua inscrição e confirmar presença na Conferência, clique aqui e para ter acesso as propostas de cada eixo que serão votadas e enviadas para a Conferência Estadual de Saúde Mental clique aqui.
Por Assessoria de Imprensa
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
  
  Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade