A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, o conceito de saúde é bem mais abrangente que a ausência de alguma doença, afirmando ser um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, desta forma, merece atenção em todos as suas vertentes, o que inclui a saúde mental.
O município de Carlos Barbosa possui dados positivos com relação a qualidade de vida, ofertas de emprego, turismo e tantos outros, porém, acompanha as demais cidades no que diz respeito à demanda, cada vez maior, pela busca do serviço de saúde mental.
Os profissionais da saúde de Carlos Barbosa que estão diariamente em atendimentos, percebem cada vez mais, o surgimento de desafios que exigem e demandam de preparo e articulação e com isso, estão em busca da qualificação constante dos serviços em saúde mental.
Frente a isso e com o objetivo de unir forças e multiplicar experiências, a Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, estão promovendo a 1ª Conferência de Saúde Mental de Carlos Barbosa, que acontecerá no dia 07 de março, no Auditório do Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT) com o Lema; A Política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS. A recepção dos convidados terá início a partir das 13h.
As palestrantes Simone Regina Fabrissio, Assistente Social do CEMAPS e Luciane da Silva Rippel, Psicóloga do CEMAPS, falarão sobre a importância do tema. Cuidar da saúde mental é essencial, pois impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, em seus comportamentos, emoções e na maneira como se relaciona com os outros.
A Secretaria convida toda a população a fazer parte deste momento, onde serão debatidos assuntos ligados a saúde mental bem como os serviços de apoio aos munícipes.
Para realizar sua inscrição e confirmar presença na Conferência, clique aqui e para ter acesso as propostas de cada eixo que serão votadas e enviadas para a Conferência Estadual de Saúde Mental clique aqui.
Por Assessoria de Imprensa
EMEI Arco-Íris e EMEF Nossa Senhora Aparecida, estão recebendo melhorias na segurança e no conforto para valorizar alunos e educadores.
Implementado em 2024, o aplicativo recebeu melhorias e atualizações para agilizar e desburocratizar processos simples.
Convite partiu em virtude da excelente relação entre o Poder Público, Diretoria Voluntária e ACI na eficiência de ações que foram realizadas nesta edição de 2025.
Programa oferece acompanhamento gratuito para quem deseja abandonar o fumo.
Evento reúne especialistas para promover acolhimento e reflexão no Agosto Lilás.
Isenção do ITBI vale para os contemplados do empreendimento Vale do Sol, aprovada por lei municipal em 5 de agosto.
Aulas iniciam no dia 6 de agosto, com encontros semanais voltados a ritmos tradicionais do sul.
Lista apresenta os jovens convocados a comparecer ao 6º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade de São Gabriel.