Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Saúde 26 de Junho de 2025 às 15:00

Secretaria da Saúde apresenta as propostas do Plano Municipal de Saúde 2026-2029

Medidas visam atender às principais necessidades da população e aprimorar atendimentos.


A Secretaria Municipal da Saúde realizou, na tarde de segunda-feira, 23 de junho, uma audiência pública transmitida ao vivo pelo Facebook oficial do município, para apresentar as propostas do Plano Municipal de Saúde 2026-2029. A Secretária Roberta Goulart Maciel foi a mediadora da reunião, cujo objetivo foi informar a população sobre as diretrizes para os próximos anos.

No dia 9 de maio, o Conselho Municipal de Saúde promoveu a XII Conferência Municipal de Saúde de Carlos Barbosa, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, onde foram inicialmente discutidas as diretrizes para a formulação e revisão do Plano Municipal de Saúde. O encontro reuniu munícipes, trabalhadores da área, gestores, prestadores de serviços do SUS e também contou com a presença dos vereadores Giovani Veras da Silveira (PODEMOS) e Maria Rosalia Freitag Cousseau (PDT). A conferência teve como objetivo discutir a realidade da saúde no município.
 

Propostas da XII Conferência Municipal de Saúde, apresentadas na audiência do dia 23 de junho:

  • Construir novo prédio nos quatro terrenos ao lado do Centro Municipal de Saúde;
  • Implantar a Clínica de Pediatria no novo prédio;
  • Implantação de nova central telefônica do SAMU para regulação em convênio com os municípios vizinhos, a fim de agilizar os atendimentos (atualmente regulado pela central de Porto Alegre);
  • Implantar serviço de fonoaudiologia;
  • Implantar serviço de atendimento domiciliar para fisioterapia de reabilitação, através do Programa Melhor em Casa;
  • Implantar atendimento de saúde bucal especializada para realizar tratamento de canal;
  • Implantar a marcação de consultas online através do APP Barbosa Digital;
  • Contratar empresa de consultoria para processo de territorialização e cadastro, com o objetivo de cada bairro ter um médico e uma equipe de saúde;
  • Reestruturação do local onde atualmente é localizada a Farmácia Municipal;
  • Finalização da construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Ponte Seca e Bairro Fátima;
  • Implantar junto ao programa de Educação Permanente o serviço de apoio a saúde mental para os servidores da saúde;
  • Habilitação de duas equipes de Saúde da Família;
  • Implantar o serviço de telemedicina, ajudando na redução de filas de consulta;
  • Ampliação do quadro de agentes comunitários da saúde;
  • Ampliação do quadro de agentes de combate a endemias para controle de vetores;
  • Renovação de frota;
  • Implantação de práticas integrativas complementares;
  • Criação de protocolo de acesso à continuidade de serviço e saúde para pessoas do espectro autista e familiares;
  • Criação de programa para a promoção do envelhecimento saudável.


Essas propostas visam a melhoria contínua da saúde pública de Carlos Barbosa, alinhando-se às necessidades da população e às demandas da gestão no setor da saúde.

O Plano Municipal de Saúde integra o Plano Plurianual 2026-2029 (PPA), instrumento de planejamento utilizado para auxiliar na definição das diretrizes, objetivos e metas da administração pública, servindo também como base para a elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e das Leis Orçamentárias Anuais (LDA).


Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Reprodução

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé