Carlos Barbosa está entre os municípios que identificou vários casos de munícipes que relataram os sintomas da Doença Diarreica Aguda (DDA). Você sabe o que é, como identificar e o que fazer?
A DDA é causada por diferentes microrganismos (bactérias, vírus, parasitas), onde o principal sintoma é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Pode estar acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
A transmissão se dá através do consumo de água ou alimentos contaminados. Na ocorrência de casos associados ao Norovírus, a transmissão pode ocorrer também pelo contato com pessoas doentes, a partir de secreções corporais ou superfícies contaminadas.
Segundo dados do Estado, no Rio Grande do Sul, 25 municípios estão enfrentando surtos de DDA iniciados desde o final de Agosto de 2021. Em 9 cidades, o agente Norovírus foi identificado como causador dos surtos, os demais 16 municípios seguem com a investigação em andamento para determinar suas causas.
O que fazer para se proteger:
- Higienizar as mãos de forma adequada e frequente, com água e sabão;
- Consumir água de fontes seguras (potável);
- Em situações de emergência (falta de acesso à água potável), recomenda-se ferver a água antes do consumo e antes do preparo de alimentos por no mínimo 5 minutos;
- Consumir gelo proveniente de água potável/fervida;
- Após o preparo de alimentos, limpar com água e sabão as superfícies, equipamentos e utensílios utilizados, finalizando a limpeza com solução clorada diluída, sem enxágue;
- Realizar a limpeza da caixa d’água uma vez ao ano ou sempre que necessário.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, por favor entre em contato com a Vigilância em Saúde Municipal pelo número (54) 3461-8916 ou com o Disque Vigilância pelo número 150.
Por Assessoria de Imprensa
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura