Todas as ações foram pensadas para garantir a
 qualidade do ensino aos alunos da Rede Municipal.
A Secretaria Municipal da Educação informa que, dentro do Plano de Ação Pedagógico da Secretaria, ações foram pensadas para reestruturação de recursos e estratégias para o ano letivo de 2021, que sofreu muitas consequências com a paralização das aulas presenciais, em razão da pandemia de Coronavírus.
Através das provas diagnósticas, das dificuldades percebidas pelos professores e gestores das instituições de ensino, bem como as lacunas constatadas no retorno presencial, o Plano de Ação propõe ações no âmbito das Escolas Municipais, visando sempre a qualidade do ensino e a aprendizagem significativa dos alunos.
Pensando em oferecer apoio pedagógico às crianças maiores de oito anos ainda não alfabetizadas, foi realizada a contratação de seis professores alfabetizadores para reforço junto às Escolas Municipais de Ensino Fundamental.
Muitos estudantes que retornaram ao ensino presencial, apresentaram agitação e falta de concentração, dificultando seu aprendizado e assimilação dos conteúdos. Focando nisto, na busca de amenizar estes sintomas e aumentar a produtividade no ambiente escolar, foi dado início a oficinas/aulas específicas, conhecidas como Ginástica para o Cérebro, do método Supera, que tem como objetivo, treinar a memória, a atenção e outras funções que executamos todos os dias. O método também auxilia na linguagem, raciocínio lógico e visão especial além de estimular a criatividade.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: direções das Escolas Municipais
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
  
  Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade