Evento abordou temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Secretaria da Educação realizou, na última terça-feira (11), um encontro formativo para professores, auxiliares e monitores, visando fortalecer a inclusão e capacitação dos profissionais da educação infantil da cidade.
O evento ocorreu no Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin Guerra e foi mediado pela Mestra em Educação e conselheira do Conselho Estadual de Educação, Karla Fernanda Wunder da Silva, tendo como tema principal "Incluir e Transformar".
Durante a formação, foram abordados aspectos essenciais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo sua compreensão, características, necessidades, além de orientações e estratégias de intervenção.
Alunos com TEA apresentam dificuldades de interação, aprendizado e adaptação à rotina escolar, além de sensibilidade a estímulos sensoriais e desafios emocionais. Diante disso, educadores enfrentam obstáculos para seguir planos individualizados e garantir a permanência desses alunos na sala de aula.
A secretária da Educação, Ariane Baldasso, destacou que o tempo de tolerância dessas crianças costuma ser curto, exigindo estratégias diárias. Por isso, é essencial que os profissionais da educação ofereçam um ambiente acolhedor, orientem os alunos e suas famílias sobre a importância do acompanhamento especializado e implementem estratégias de inclusão que contribuam para o desenvolvimento dessas crianças.
Conforme Ariane, “o encontro proporcionou uma abordagem prática para o dia a dia escolar, destacando a importância da prevenção de crises, da escolha dos momentos adequados para atividades de desenvolvimento e da necessidade de um apoio pedagógico que funcione como ‘ponte’ e não como ‘bengala’ para o aluno com TEA.”
O evento contou com a presença de 220 profissionais, entre diretores, professores, auxiliares e monitores, e buscou ampliar o conhecimento desses profissionais, preparando-os para atender com mais qualidade e sensibilidade os alunos com TEA.
A Secretaria da Educação segue investindo em formações continuadas, reafirmando seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de uma educação mais acolhedora e acessível a todos.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria da Educação
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
  
  Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade