O Vice-prefeito Beto Da-Fré e a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, participaram de reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – Amesne, na manhã desta quinta-feira, 30, no Salão da Prefeitura de Bento Gonçalves. Na ocasião, ocorreu a assinatura com o Governo do Estado, do termo de edição da Portaria SES, que tem por objetivo viabilizar os repasses de recursos financeiros ao Hospital São Carlos de Farroupilha, que será referência nos atendimentos de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Com isso, 34 municípios das regiões Vinhedos/ Basalto, Uva e Vale serão beneficiados com essa contribuição.
De acordo com a resolução, serão 140 mil reais de cada ente, onde cidades de maior proporção de habitantes terão mais cirurgias à disposição. Isso resultará na realização de 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 de urgência e emergência. O primeiro passo é tornar o Hospital Beneficente São Carlos, credenciado para a realização dos procedimentos, com recursos federais, estaduais e municipais.
Carlos Barbosa fará investimento mensal de R$ 8.234,52, para ter acesso à 10 cirurgias eletivas durante o ano, além do acesso aos atendimentos de urgência e emergência em traumatologia. Para ser concretizado o processo, os municípios, além da habilitação do Ministério da Saúde, necessitam aprovar os convênios junto ao Poder Legislativo.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Felipe Machado - Rádio Difusora
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola
Quatro projetos de duas escolas representaram o município na feira internacional, sendo um deles premiado na categoria Júnior
Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade