O município de Carlos Barbosa teve a oportunidade de receber um teatro gratuito para as escolas por meio do projeto Le Nostre Origini, em sua terceira edição. Em parceria com o grupo teatral Luz e Cena, de Novo Hamburgo, e realizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o projeto levou a peça Belamerica aos alunos do 3º ao 9º ano durante a semana do dia 22 ao dia 29 de maio.
Belamerica é um espetáculo musical que tem como objetivo utilizar o teatro como uma ferramenta de educação, resgatando a história e fortalecendo a identidade cultural. Com uma abordagem lúdica e linguagem acessível, a peça retrata a jornada dos imigrantes italianos ao chegarem a um novo país, explorando suas expectativas, desafios e adaptações, além de destacar a importância da preservação das raízes culturais, religiosas e familiares.
No enredo de Belamerica, os personagens Tina, Pipo, Gi, Nico e Geno embarcam em uma viagem no tempo em busca de suas verdadeiras origens. O espetáculo proporciona uma experiência divertida e educativa, resgatando a história da imigração italiana e celebrando a força, determinação e coragem dos imigrantes.
Assim, o projeto Le Nostre Origini ofereceu uma oportunidade única para os alunos de Carlos Barbosa, promovendo o resgate histórico e a valorização da identidade cultural através do teatro.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Educação
Prefeita em exercício assina termo voltado à proteção e ao cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida.
Plataforma interativa oferece consulta de dados e mapas, promovendo transparência e participação cidadã.
Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.