O programa abordou temas importantes de conscientização para a vida de jovens do 5º ano do Ensino Fundamental de 05 escolas do Município.
Na noite da quarta-feira (29), a Administração Municipal, junto à Secretaria da Educação do Município, esteve presente na formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), para 127 alunos participantes de cinco escolas de ensino médio e fundamental do Município.
O Programa foi realizado pela Brigada Militar, através do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT). As aulas foram ministradas pela Soldado FRANKLIN, abordando aspectos como: reforço da autoestima, atitude quanto a dizer não às drogas e à violência, resistência a pressão dos colegas para comportamentos nocivos, a resolução de conflitos sem recorrer à violência e o bullying na escola.
O evento ocorreu no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. As 5 escolas de Carlos Barbosa que participaram do PROERD foram:
EMEF TI Governador Leonel de Moura Brizola;
EMEF Prefeito José Chies;
EEEM São Roque;
EEEF Carlos Barbosa;
EEEM Elisa Tramontina.
Os formandos receberam medalhas e certificado de conclusão de curso.
O que é o PROED?
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi criado em 1992, no Rio de Janeiro. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular participam do programa.
O PROERD promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução / Brigada Militar
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade