Evento contará com exposição, performance teatral e música no Palco da Estação
O 2º Festival da Consciência Negra da Proarte está marcado para 20 de novembro, data celebrada pela primeira vez como feriado nacional. O evento contará com apresentações artísticas e exposição de iniciativas ligadas à economia criativa afrodescendente no Palco da Estação.
A primeira edição do evento aconteceu em 2022 na Rua Coberta, mobilizando integrantes e simpatizantes de etnias de matriz africana. Neste ano, o festival segue o objetivo de dar visibilidade à comunidade negra e potencializar ações em favor de práticas de igualdade.
“Carlos Barbosa é um município multiétnico e é muito importante ter um espaço de celebração para os afrodescendentes, para que se encontrem, se mobilizem, se fortaleçam”, diz Eliseu Demari, diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte - Proarte.
O 2º Festival da Consciência Negra contará com participação de empreendedoras negras expondo seus trabalhos e da Associação Afro Barbosense. Às 15:30 haverá a performance teatral “Navio Negreiro”, com a escola Abadá-Capoeira, de Bento Gonçalves; seguida de música com Cirilo Souza e banda Ti Liga Neguinho.
Em caso de chuva, o evento será cancelado.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.