A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, está encaminhando o registro de três patrimônios culturais imateriais do Município de Carlos Barbosa. Um deles é o dialeto bergamasco, a variedade do italiano dos imigrantes que colonizaram a região do Cinco da Boa Vista.
O destaque sobre o bergamasco e outros elementos da cultura local integra a 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, incentivada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
Neste ano, a data comemorativa aborda a temática da educação patrimonial, que a Proarte agregou com o tema de 2020 sobre patrimônio imaterial, propondo o conhecimento e a reflexão da comunidade sobre formas de expressão; modos de criar, viver e fazer; criações artísticas e científicas; saberes tradicionais; esportes; manifestações lúdicas; celebrações e os lugares.
Para marcar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a Proarte vai lançar um ebook no próximo sábado, 14 de agosto. O material, que poderá ser acessado pela comunidade em geral por meio do site oficial do Município, conterá conceitos de patrimônio imaterial, um panorama sobre a legislação municipal que trata do tema e os registros que estão sendo trabalhados pela Fundação.
Também estão sendo elaborados os levantamentos documentais para registros do ofício de vimeiro e da nota de falecimento veiculada no alto-falante da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.
Cerimônia marca o início das comemorações da Semana da Pátria no município.
Metas foram atingidas pelo esforço de todos os profissionais e também pelo engajamento da população.
Distribuição beneficia diretamente agricultores familiares do município.
Ações incluem patrulhamento diário, educação preventiva e zelo por um ambiente escolar propício ao aprendizado.
Prefeita em exercício assina termo voltado à proteção e ao cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida.
Plataforma interativa oferece consulta de dados e mapas, promovendo transparência e participação cidadã.
Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.