A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, está encaminhando o registro de três patrimônios culturais imateriais do Município de Carlos Barbosa. Um deles é o dialeto bergamasco, a variedade do italiano dos imigrantes que colonizaram a região do Cinco da Boa Vista.
O destaque sobre o bergamasco e outros elementos da cultura local integra a 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, incentivada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
Neste ano, a data comemorativa aborda a temática da educação patrimonial, que a Proarte agregou com o tema de 2020 sobre patrimônio imaterial, propondo o conhecimento e a reflexão da comunidade sobre formas de expressão; modos de criar, viver e fazer; criações artísticas e científicas; saberes tradicionais; esportes; manifestações lúdicas; celebrações e os lugares.
Para marcar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a Proarte vai lançar um ebook no próximo sábado, 14 de agosto. O material, que poderá ser acessado pela comunidade em geral por meio do site oficial do Município, conterá conceitos de patrimônio imaterial, um panorama sobre a legislação municipal que trata do tema e os registros que estão sendo trabalhados pela Fundação.
Também estão sendo elaborados os levantamentos documentais para registros do ofício de vimeiro e da nota de falecimento veiculada no alto-falante da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus.
Edição contará com a participação de 19 empresas e 133 vagas em diversos cargos.
Orientações de tráfego permanecem alteradas no local, entre a rodoviária e rótula da Santa Clara.
Secretaria da Fazenda realizará atendimento especial neste sábado (10) para esclarecer dúvidas e auxiliar os contribuintes.
Pediatras conduzirão uma conversa no dia 17 de maio para interessados na saúde das crianças.
Evento recebeu o embaixador da Itália no Brasil.
Palestra com especialista acontecerá no dia 15 de maio, para profissionais que atuam no sistema de saúde do município.
Selo alusivo e programação relativa às imigrações foram lançados nesta tarde
Edição deste ano apresenta 25 expositores locais e acontece em paralelo ao Filó do FestiQueijo.