A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito está realizando a troca das luminárias comuns de vapor de sódio por novas luminárias brancas de tecnologia LED (Light Emitting Diode), pela cidade e nas localidades do interior.
No final de 2022, foi feita a troca de 616 dos modelos a vapor de sódio pelas luminárias LED. A substituição aconteceu nos bairros Aparecida, Vila Nova, São Paulo, Navegantes, nas localidades de Desvio Machado, Linha 12, Arcoverde e nas estradas laterais à BR 470.
Neste ano, as novas instalações iniciaram em janeiro e até o momento, 280 foram concluídas. Pela cidade, a substituição já foi feita por todos os bairros, faltando apenas alguns locais onde as trocas já estão sendo providenciadas pela Secretaria. Pelo interior, a substituição iniciou pela parte principal (Estrada Geral) de cada comunidade. As localidades de Santa Clara, Santa Clara Baixa, São Luiz, Forromeco, Desvio Machado e Paraguaçu, já receberam as novas luminárias LED.
As demais comunidades serão atendidas gradativamente. A Secretaria está aguardando o recebimento de material.
A modernização e padronização da iluminação pública está sendo feita com objetivo de aumentar a segurança da população, destacar e valorizar as áreas urbanas, fazer com que os parques, praças e áreas públicas e de lazer possam ser melhor aproveitadas, além de gerar uma economia no consumo de energia.
O fluxo luminoso das luminárias LED é muito mais potente e alcança perímetros maiores, possibilitando a iluminação do máximo de pontos possíveis, gerando mais segurança, além de serem 80% mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômicas do que as lâmpadas fluorescentes.
A manutenção e instalação destas luminárias também é considerada muito mais simples e segura, sem os metais pesados que existem nas lâmpadas tradicionais. Além disso, as manutenções tornam-se menos constantes, o que aumenta a durabilidade desse sistema de tecnologia.
Além de aumentar a segurança e gerar economia no consumo de energia, a troca dos modelos antigos pela nova tecnologia LED também ajuda a reduzir consideravelmente a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera, além de, poluírem menos o ambiente no momento do descarte, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante como as lâmpadas tradicionais.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Rafaela B. Steffani
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade