Data histórica celebra etnia predominante na formação barbosense
A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte - Proarte, realizou no sábado (17) duas ações em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Uma placa foi instalada na Praça da Matriz, demarcando o reconhecimento dos barbosenses aos italianos que colonizaram a sede do atual Município e a maior parte das comunidades do interior. A poucos metros dali, o prédio da Estação Férrea passou a contar com uma iluminação alusiva às cores da bandeira italiana, que deve permanecer até o fim do mês.
O evento de descerramento da placa teve a presença da vice-prefeita em exercício do cargo de prefeito, Beatriz Martin Bianco, da presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (Comites-RS), Cristina Mioranza, e do diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari.
Também participaram do ato membros do Comites-RS, representantes de associações culturais italianas e integrantes do governo municipal. O coral Nostri Ricordi entoou canções típicas dos imigrantes italianos.
A celebração dos 150 anos da Imigração Italiana segue no próximo sábado (24), com a apresentação do espetáculo teatral “Míseri Coloni dá Voz ao Silêncio”. O evento está marcado para as 19h30, no Centro Cultural Mãe de Deus, com acesso gratuito.
Por Proarte
Fotos: Sandro Darsie
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.