A palestra sobre Empoderamento feminino e seu protagonismo na luta contra o câncer de mama, ocorreu na noite desta quarta-feira, 04, e contou com grande participação de público. Para recepcionar a comunidade, a cantora Laura Dalmás e o músico Jackson Morari foram convidados para realizar uma belíssima apresentação.
Na sequência, deu se início a abertura do evento com pronunciamentos de autoridades. A Presidente da Câmara de Vereadores, Lucilene Marchi, na oportunidade saudou a todos e explanou sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, e o diferencial de Carlos Barbosa em proporcionar total apoio às mulheres através da Secretaria Municipal da Saúde, a qual oferece diariamente pelo SUS exames de mamografia.
No pronunciamento do Vice-prefeito Beto Da-Fré, o mesmo agradeceu a presença da comunidade na palestra, enfatizando: “Ficamos muito felizes quando propomos um tema, um evento com tanta dedicação, e que tem a participação da comunidade”. Ainda em sua fala, Beto Da-Fré ressaltou que o evento integra a programação do Mês da Mulher e durante o período de março serão realizadas uma série de atividades para homenagear as mulheres barbosenses.
Logo após, foi passado a palavra ao Mastologista Ricardo Boff que conduziu o encontro falando do empoderamento feminino e do câncer de mama. De acordo com Boff, o câncer de mama é considerado problema de saúde pública, sendo a segunda maior causa de morte entre as mulheres. O médico destacou que o número de casos tem aumentado e as mortes diminuído, em função da descoberta na fase inicial (de calcificação) e pelo avanço da oncologia e dos tratamentos. Outros tópicos foram abordados pelo Dr. Ricardo, como a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
Perla César, idealizadora do Projeto Não Sem Culpa também foi convidada para mediar a palestra. Na ocasião, a mesma focou na mudança de padrões existentes em nossa vida, apresentando alguns exercícios para as mulheres como técnicas de respirações e feedback emocional.
Ao final da explanação, ocorreu um momento emocionante em que Letícia Lusani (Secretária Municipal da Saúde) e Rosilene Alves Salvi (Professora de Educação Infantil), contaram aos presentes sobre a luta que passaram ao serem diagnosticadas com o câncer de mama. Ambas, venceram a doença e relataram como isso transformou a vida delas.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Daiane Altíssimo | Câmara de Vereadores
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura