O segundo material referente a #fiquepordentro falará um pouco sobre o
Padre Antônio Galioto e uma grande contribuição sua que compõe a história de Carlos Barbosa.
Antônio Galioto foi um dos Párocos que fizeram parte da história da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e do município. Lembrado como um grande incentivador de novas ações, que possuía uma visão comunitária, Antônio Galioto foi Pároco no período entre 05 de Janeiro de 1975 a 16 de Fevereiro de 1980.
Em 1º de Setembro de 1975, a comissão da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus do município, composta por Virgílio Guerra, Marcos Zanatta, Ezelindo Migotto, Calixto Bisinella e pelo Padre Antônio Galioto, vigário da Paróquia, reuniu-se para debater sobre a ideia de realizar uma festa na cidade. Por sua vez, o Padre Antônio Galioto sugeriu fazer uma festa do leite de abrangência nacional, que promoveria a cidade, o comércio, a indústria e a agricultura local.
A ideia foi aceita e logo após este dia, a Prefeitura Municipal e a Paróquia enviaram 100 convites a pessoas que representavam a comunidade, para que participassem de outra reunião. A mesma ocorreu no dia 15 de Setembro e contou com 32 participantes, havendo um consenso entre todos e criando assim, a primeira Festa do Leite.
Como idealizador da festa, Antônio Galioto, tinha por objetivo, valorizar o agricultor e divulgar a produção de leite, promovendo assim, o município como a maior bacia leiteira do Estado, com a Cooperativa Santa Clara a mais de 100 anos no mercado, auxiliando na criação de gado leiteiro.
Conforme os anos foram passando, a Festa do Leite se tornou a maior festa da cidade, hoje conhecida como Festiqueijo, o maior Festival Gastronômico da Serra Gaúcha, que reúne inúmeras pessoas de toda a região, movimentando a cidade como um todo e se tornando referência.
Antônio Galioto também foi idealizador da corrida de São Silvestre, hoje conhecida como "Rústica de Carlos Barbosa".
Não acompanhou a primeira curiosidade da #fiquepordentro? Clique aqui para saber mais sobre quais etnias já fizeram e ainda fazem parte da história do município.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Atividade começa no dia 10 de novembro, com encontros nas três ciclovias da cidade
Novas instalações ficam na esquina das rua Buarque de Macedo e Monte Castelo
Programação aconteceria em outubro, mas foi adiada devido ao mau tempo
Vias públicas que apresentavam imperfeições passam por intervenções para melhorar as condições de tráfego
Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia
Colégio Santa Rosa solicitou interdição temporária pelas comemorações de 105 anos da instituição
Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola