Competição mostra a união, confraternização e o belo espetáculo das etnias.
A 13ª edição da Olimpíada Colonial, evento paralelo ao FestiQueijo, aconteceu neste último domingo, (13), e reuniu sete equipes para as tradicionais provas da competição como cabo de guerra, debulhar milho, lançamento de ovos, cuccagna (pau de sebo), revezamento de salame e transporte de leite. Além de representantes do Centro, as comunidades da 1ª Seção de Castro, Arcoverde, Linha Dezenove, Morro Macaco, Torino e São Luiz participaram da programação que reuniu entusiastas e simpatizantes formando um belo público.
O interior foi o grande destaque
A Linha Dezenove foi a grande campeã desta edição, tendo a 1ª Seção de Castro como a segunda colocada e Torino na terceira colocação. A cerimônia de premiação das equipes, seguida pelo tradicional desfile de carros alegóricos, encerraram a programação.
Conforme Christian Krolow Carniel, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, responsável pela organização da competição, junto ao Sesc-Farroupilha: “O evento se consolida cada vez mais, sendo um dos mais aguardados por todos na programação do FestiQueijo, pela tradição e envolvimento das comunidades, formando uma competição 100% barbosense, que resgata a tradição dos imigrantes”.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio e integrante da Diretoria Voluntária do FestiQueijo, Fabio Rogerio Basso salientou: “Os eventos paralelos - como a Olimpíada Colonial - têm uma grande importância para o nosso Festival, pois também atraem um número expressivo de turistas que vem prestigiar as provas realizadas no Parque da Estação”.
Eventos Paralelos
Além da 13ª Olimpíada Colonial, o 8º Pedal do FestiQueijo, com mais de 300 participantes e XII Rally dos Vinhedos, reunindo mais de uma centena de carros antigos, também movimentaram Carlos Barbosa, entre sábado (12) e domingo (13). Já o 14º Torneio de Futsal Feminino FestiQueijo, será realizado no próximo domingo (20), no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, com oito equipes. E também, seguem as atividades da Estação das Etnias e a Feira Feito em Barbosa, ambas ao lado do Festival.
A programação segue até 27 de julho no Centro Cultural Mãe de Deus, no centro da cidade. Informações no site oficial do evento.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Lynkon Mollossi / Sesc Farroupilha
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade