O Município de Carlos Barbosa publicou nesta sexta-feira, 31, um novo Decreto Municipal nº3.593 que trata sobre o Distanciamento Controlado e estabelece regras intermediárias entre as bandeiras vermelha e laranja. A mesma medida foi adotada por todos os municípios que integram a AMESNE – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste.
As novas regras se aplicam aos setores de alojamento e alimentação, comércio, educação e serviços, que podem atender o público, a partir de hoje (31/07), com restrições. Dentre as principais mudanças estão:
Alimentação:
→ Restaurantes à la carte, prato feito, buffet, sem e com autosserviço, lanchonetes e lancherias poderão atender com 25% da capacidade autorizada pelo APPCI, dois metros entre mesas e desde que um funcionário sirva (sem autoatendimento).
* Atender a Portaria SES nº 319, manter uso de máscara e álcool gel.
Comércio:
→ Comércio de veículos, comércio atacadista (não essencial), e varejista (não essencial), poderão atender com até três funcionários, possibilitando que o cliente entre no estabelecimento. Máximo de um cliente por atendente. Comércios com mais de três funcionários poderão atender uma pessoa a cada 16 m².
* Atender a Portaria SES nº 376, manter uso de máscara e álcool gel.
Educação:
→ Escolas de idiomas, de música, de esportes, dança e artes cênicas, arte e cultura e formação profissional, formação continuada, cursos preparatórios para concursos, treinamentos e similares poderão atender de forma individualizada ou em pequenos grupos, sem compartilhamento de materiais e sem contato físico, respeitando o teto de ocupação de 25% dos trabalhadores e 25% dos alunos ou um aluno para cada 16 m², com distanciamento mínimo de dois metros entre mesas.
**Atender a Portaria SES/SEDUC 01 (com aprovação do COE Municipal), manter o uso de máscara e álcool gel.
Serviços:
→ Parques temáticos, atrativos turísticos, agências de turismo, passeios e excursões poderão atender com até 25% da capacidade do APPCI ou uma pessoa a cada 16 m² sem o compartilhamento de objetos.
* Atender aos Protocolos da MTur e Medição de Temperatura, Portaria SES 376, manter uso de máscara e álcool gel.
Vale destacar que a iniciativa foi tomada por decisão conjunta dos municípios da AMESNE, e através da Associação, foi encaminhado ao governo do Estado um documento contendo protocolos específicos de aplicação regional, com critérios de teto de operação e modo de atendimento/operação com índices entremeios às bandeiras laranja e vermelha.
O Prefeito Evandro Zibetti reforça aos barbosenses para que cumpram os protocolos exigidos da saúde, como respeitar o distanciamento e o número de pessoas no estabelecimento, além de manter a higienização do local, bem como a utilização de máscaras. Ainda assim, ressalta que o Comitê de Gerenciamento das Bandeiras ficará a disposição da comunidade para esclarecimentos de dúvidas. O telefone é o 3433-2194.
O Decreto Municipal nº3.593 está disponível através deste link: https://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/contents/paginas/arquivos/2020_07_31_1596228137.pdf.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Felipe Ferla
Atividade começa no dia 10 de novembro, com encontros nas três ciclovias da cidade
Novas instalações ficam na esquina das rua Buarque de Macedo e Monte Castelo
Programação aconteceria em outubro, mas foi adiada devido ao mau tempo
Vias públicas que apresentavam imperfeições passam por intervenções para melhorar as condições de tráfego
Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia
Colégio Santa Rosa solicitou interdição temporária pelas comemorações de 105 anos da instituição
Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola