O Festival de Pintura da Proarte vai levar 12 artistas para pintar ao vivo na Rua Coberta no próximo sábado, dia 19.
Das 10 às 16 horas, os participantes devem mostrar sua arte em evento inédito.
O Festival de Pintura da Proarte conta com artistas de Carlos Barbosa, Garibaldi e Porto Alegre. Saiba mais sobre as técnicas e temáticas de cada um deles:
– Ana Alice Dalcin Zorzi – Porto Alegre
Mosaicista com predileção por motivos florais.
– Ana Caroline Becker – Garibaldi
Possui Licenciatura Plena em Educação Artística. Frequentou os ateliês de Rose Borges, com pintura de porcelana e acrílico sobre tela, e Elizethe Borghetti, com aquarela e acrílico sobre tela. Realizou várias exposições em diversas cidades da região e em Porto Alegre, priorizando a pintura abstrata. Ministra aulas de pintura em porcelana, aquarela e acrílico sobre tela.
– Edite Chies – Carlos Barbosa
Frequentou quatro anos de aula com a professora Ana Carolina Becker, dedicando-se sobretudo a pinturas com temáticas da natureza e paisagens.
– Expedito José dos Santos – São Paulo/Carlos Barbosa
Diplomado em desenho e especialista em heráldica, desenvolveu seu trabalho e lecionou pintura em telas e desenho artístico por muitos anos em Suzano (SP). Possui um acervo de mais de 100 obras pintadas, algumas das quais premiadas em salões de arte.
– Janice Maria Fin – Garibaldi
Atua na pintura em telas, em madeira e MDF, variando materiais como óleo e acrílico. Também trabalha com artesanato em geral.
– João Carlos Zanatta – Carlos Barbosa
Realiza pinturas há aproximadamente 25 anos de forma autodidata, notabilizando-se pela pintura de paisagens em fachadas.
– Jones De Paoli – Garibaldi
Artista Plástico em atividade desde 1982. Dedicou-se às várias técnicas, como óleo e acrílico sobre tela, bico de pena, giz pastel, desenho e técnica mista utilizando materiais como plástico, spray, papelão e outros. Atualmente se dedica ao desenho com caneta ponta fina e lápis preto.
– Jorge Aresi – Garibaldi
Publicitário por formação (PUC-RS), designer editorial, ilustrador. Foi diretor de arte em agência de propaganda e editorias jornalisticas. Possui estúdio, onde dedica-se à pintura em tela e pintura e entalhe em madeira. Participa ativamente de mostras e exposições promovidas pela Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves.
– Manoela Pietta Lorenzi – Garibaldi/Carlos Barbosa
Desenha desde criança por hobby e a partir de 2015 especializou-se na técnica da aquarela, realizando obras e ministrando aulas. Antes de produzir trabalhos para exposições e publicações, atuou na organização de eventos de artes, sobretudo design, coordenando exposições em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Uruguai e Itália.
– Márcia Pegoraro – Carlos Barbosa
Autodidata, desde a infância tem a pintura e o desenho como uma paixão. Passou a dedicar-se à pintura a óleo em estilo realista. Participou de exposições e mostra em âmbito regional. Ilustrou o livro infantil “O Urubu Aníbal” (2020) e o livro “Contos gauchescos - A vida é uma carreira” (2021). Também é musicista ligada à Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, desde 2002.
– Maria Clara Dalmas Zancanaro – Carlos Barbosa
Tem 15 anos de idade e pinta desde criança. A partir de 2014 passou a acompanhar aulas com a professora Ana Caroline Becker, aprimorando conhecimentos e artes em torno da pintura com tinta acrílica.
– Silvia Lorenzi Maioli – Garibaldi
Arquiteta e urbanista, designer de produto e urban sketcher. Trabalha com desenhos e pinturas em grafite, lápis de cor, pastel seco, carvão, nanquim e aquarela. Atua também como professora de Artes, incluindo técnicas como desenho realista, caligrafia e hand lettering, pastel seco e croquis urbanos.
O Festival de Pintura da Proarte também contará com oficina de pintura básica com a professora Ana Caroline Becker, aberta ao público em geral, às 10:30 horas. À tarde, a partir das 14:30 horas, haverá música instrumental com Thomás Werner.
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.