Obra representa ampliação da rede municipal de saúde, com entrega prevista para abril de 2027.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Projetos Públicos, segue trabalhando na construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Ponte Seca. A obra, que representa um importante investimento na ampliação da rede municipal de saúde, encontra-se atualmente na fase de preparação para a execução da fundação do subsolo.
A obra foi executada com o uso de estacas e blocos de coroamento, técnica necessária devido às condições específicas do terreno, com baixa resistência à carga da estrutura. Esse tipo de solo, não rochoso e instável, é pouco comum na região, exigindo soluções técnicas adequadas para garantir a segurança e a durabilidade da construção.
Após a fundação do subsolo, a próxima etapa prevê o início da estrutura do pavimento térreo, com a execução da cortina de contenção, pilares, vigas e lajes.
Com investimento inicial de R$3.340.000,00 e entrega prevista para abril de 2027, a nova UBS terá aproximadamente 1.471,70 m² de área construída e está sendo executada pela empresa Aldori Construções. A unidade estará localizada na Rua Balduíno Mantovani, nº 340.
O projeto, cedido pelo Governo Federal, prevê dois níveis: o pavimento inferior abrigará o estacionamento e áreas de depósito; já o pavimento superior contará com almoxarifado, quatro consultórios (incluindo atendimentos em ginecologia, odontologia e outras especialidades), farmácia, recepção e sala de espera. Haverá ainda salas específicas para amamentação, atendimento individualizado, curativos, medicação, reidratação, coleta de exames, vacinação, práticas coletivas e gestão administrativa, além de sanitários adaptados para pessoas com deficiência, sanitário infantil e fraldário.
A construção da nova UBS representa mais um avanço no desenvolvimento da rede municipal de saúde, oferecendo uma estrutura moderna e adequada para um atendimento humanizado e de qualidade à população.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria de Projetos Públicos
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade