Desde que se ouviu falar no novo Coronavírus (COVID-19), a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, vem constantemente buscando as melhores alternativas para prevenir e combater o avanço do vírus em Carlos Barbosa.
Desde então, para diminuir a curva de contágio e propagação do vírus, o Município em conformidade com o Decreto Estadual parou, pelo período de 14 dias, respeitando a quarentena e mantendo os serviços essenciais, entre março e abril. Deste modo a Secretaria Municipal da saúde continuou buscando auxiliar toda a comunidade, se preparando para também receber os pacientes com suspeitas do vírus e dando o suporte necessário para que o Hospital São Roque fosse preparado para atender os pacientes que viessem a apresentar os sintomas da COVID-19.
Passado mais de 30 dias, desde o primeiro caso aparecer aqui, as devidas precauções foram tomadas para reduzir os riscos. A Administração regrou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, e a fiscalização está monitorando a todos, para ver se estão dentro das normas exigidas. Além disto, mais de 1000 testes rápidos e de PCR (coleta simples de sangue) foram providenciados, nestes números estão os que o Município adquiriu, mais os recebidos pelo Estado.
Baseado no novo Decreto Estadual, com o modelo de distanciamento controlado do RS, o Município propôs novos regramentos. Além de desenvolver novas ações de prevenção, segue ocorrendo a sanitização das ruas e pontos principais da cidade. Para dúvidas e informações, os barbosenses podem entrar em contato pelos fones 3461.8966 e 3433.2194. E ainda, para denúncias de desrespeito às medidas de prevenção do coronavírus, contamos com o Disque Denúncia, número 3433.2155.
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Thaís Cristina Formentini
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
  
  Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade