A cultura barbosense pode comemorar o ganho de mais um incentivo. Foi firmado em dezembro de 2019, o convênio de fomento e apoio para difusão cultural em projeto, através de parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Secretaria Estadual de Cultura e a Administração Municipal através da Fundação de Cultura e Arte – Proarte. O convênio visa o desenvolvimento de ações de incentivo à música, canto coral e pesquisa sobre a história das origens dos vários povos que colonizaram o município.
O Fundo de Apoio à Cultura (FAC), destinará R$ 50mil para o município que terá uma contrapartida de R$ 25mil. De acordo com o Diretor-Presidente da Proarte, Dayan Santarosa, o projeto intitulado “Juntos na Diversidade: salvaguarda das línguas maternas e estímulo ao plurilinguismo através do canto coral nas escolas”, será executado ao longo de 2020 em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. E será apresentado no próximo dia 14 de fevereiro, para os professores da rede Municipal de Ensino.
145 anos dos Italianos, Poloneses e Suíços
O Município de Carlos Barbosa, têm várias etnias em sua base de formação e por meio da música, especificamente o canto coral, parte desta história será resgatada e contada por meio de oficinas específicas para alunos, professores e musicistas locais. Em 2020 completam-se ainda os 145 anos da imigração dos poloneses e italianos no Rio Grande do Sul, desta forma neste projeto a Proarte trabalha em parceria com a Associação Trevisani Nel Mondo para a realização de um evento em maio.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone, 3433.2181 na Fundação de Cultura e Arte – Proarte.
Texto: Jaqueline Camillo
Fotos: Jaqueline Camillo | Daiane Altíssimo
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.