O tema do movimento Maio Amarelo 2023
é “No trânsito, escolha a vida”.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, está promovendo ações de conscientização referente ao movimento Maio Amarelo, que em 2023 completa dez anos.
Com sua primeira edição em 2014, o movimento foi criado com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma ação coordenada pelo Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema trânsito para a sociedade, além de, estimular a participação da população, empresas, governos e entidades, em ações, discussões e troca de conhecimentos sobre as inúmeras questões que envolvem o trânsito.
Na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), em fevereiro de 2020, os dados sobre mortes no trânsito foram atualizados, totalizando em 1,35 milhão de pessoas que perdem a vida a cada ano em todo mundo. Os últimos dados referente às mortes que ocorreram no Brasil, disponibilizados pelo Ministério da Saúde e compilados pela instituição Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), registrou em 2020, 32.716 vidas perdidas (dados de 2021 e 2022 ainda não estão despolíveis).
O mês de maio tornou-se referência mundial para falar sobre o tema pois, em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e a cor amarela foi escolhida por representar a atenção, sinalização e advertência no trânsito.
Em alusão ao movimento Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito aproveitou a Festa do Dia do Trabalhador, que aconteceu nesta segunda-feira, 01, disponibilizando o simulador de capotamento, para conscientizar as pessoas sobre as consequências de não utilizar o cinto de segurança ao trafegar. Bandeiras amarelas também serão hasteadas no pórtico das bandeiras, na entrada da cidade, para representar o movimento.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura