O tema do movimento Maio Amarelo 2023
é “No trânsito, escolha a vida”.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, está promovendo ações de conscientização referente ao movimento Maio Amarelo, que em 2023 completa dez anos.
Com sua primeira edição em 2014, o movimento foi criado com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma ação coordenada pelo Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema trânsito para a sociedade, além de, estimular a participação da população, empresas, governos e entidades, em ações, discussões e troca de conhecimentos sobre as inúmeras questões que envolvem o trânsito.
Na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), em fevereiro de 2020, os dados sobre mortes no trânsito foram atualizados, totalizando em 1,35 milhão de pessoas que perdem a vida a cada ano em todo mundo. Os últimos dados referente às mortes que ocorreram no Brasil, disponibilizados pelo Ministério da Saúde e compilados pela instituição Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), registrou em 2020, 32.716 vidas perdidas (dados de 2021 e 2022 ainda não estão despolíveis).
O mês de maio tornou-se referência mundial para falar sobre o tema pois, em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e a cor amarela foi escolhida por representar a atenção, sinalização e advertência no trânsito.
Em alusão ao movimento Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito aproveitou a Festa do Dia do Trabalhador, que aconteceu nesta segunda-feira, 01, disponibilizando o simulador de capotamento, para conscientizar as pessoas sobre as consequências de não utilizar o cinto de segurança ao trafegar. Bandeiras amarelas também serão hasteadas no pórtico das bandeiras, na entrada da cidade, para representar o movimento.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade