Para o mês de junho, a Secretaria Municipal de Projetos Públicos e Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação, definiram uma programação especial, com ações e eventos, de modo que a Semana do Meio Ambiente se estendesse para o Mês do Meio Ambiente.
Dentre as atividades planejadas, ocorreram visitações à Usina de Triagem e Aterro Sanitário do município, palestras sobre educação ambiental com os estudantes dos 5º e 9º anos das escolas da rede municipal, palestra aberta ao público sobre licenciamento ambiental, campanha para coleta de óleo de cozinha para fabricação de sabão artesanal e doação de mudas de árvores nativas.
Confira abaixo a programação completa das atividades que foram realizadas durante todo o mês de Junho:
Dias 13 e 14: os estudantes do Centro Educativo Crescer (CEC) visitaram a Usina de Triagem e Aterro Sanitário do município, localizado em Desvio Machado. Na oportunidade, os participantes puderam observar o processo desde a descarga dos resíduos secos provenientes da coleta seletiva no município, a triagem que separa resíduos recicláveis dos rejeitos, prensagem dos fardos e posteriormente, a disposição de rejeitos no aterro sanitário. Além disso, foi realizada uma dinâmica sobre separação de resíduos.
Palestras sobre Educação Ambiental com as turmas dos 5º e 9º anos das escolas municipais:
Dia 20: Educação Ambiental na EMEF Nossa Senhora Aparecida
Dia 22: Educação Ambiental na EMEF Prefeito José Chies
Dia 23: Educação Ambiental na EMEF Padre Pedro Piccoli
Dia 24: Educação Ambiental na EMEF Salvador Bordini e na EMEF Cardeal Arcoverde
Dia 27: Educação Ambiental na EMEFTI Leonel de Moura Brizola
Dia 30: Educação Ambiental na EMEFTI Santa Luzia
As palestras tinham como tema “Sustentabilidade” e foram abordados assuntos como:
- Uso de recursos naturais e esgotamento da sua disponibilidade na natureza;
- Causas de problemas ambientais como incêndios, alagamentos, deslizamentos, poluição das águas, poluição atmosférica, destinação incorreta de resíduos, aquecimento global, entre outros;
- Valorização dos resíduos e os 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar;
- Importância de separação correta dos resíduos através de dinâmica, indicando cuidados e como destinar diferentes tipos de resíduos como lâmpadas, pilhas, eletrônicos, recicláveis, orgânicos, óleo de cozinha, etc.;
- Pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
A participação dos alunos foi priorizada na intenção de buscar conexões com o dia a dia dos estudantes. Em torno de 450 estudantes participaram destas atividades.
Dia 25: Educação Ambiental com os bombeiros mirins, no Parque Leandro Guerra
Evento organizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa e aberto ao público, com o objetivo de falar sobre Educação Ambiental com os bombeiros mirins. A Prefeitura também contribuiu com a doação de mudas de espécies nativas, as quais foram distribuídas aos participantes.
Dia 28: Palestra com orientações sobre licenciamento ambiental, direcionada aos técnicos da área ambiental e aberta ao público. O evento aconteceu no Auditório do Centro de Saúde e contou com a participação de 12 técnicos da área ambiental.
Dia 29: Campanha de coleta de óleo de cozinha, em parceria com a Escola Salvador Bordini, para produção de sabão artesanal, fabricados pela Cooperativa Escolar União. Foram coletados aproximadamente 185 litros de óleo e também houve a comercialização do sabão em barra e líquido.
Recolhimento de resíduos eletroeletrônicos e doação de mudas de árvores nativas também ocorreram no mesmo período, em frente ao prédio da Prefeitura. Foram contabilizadas a doação de 173 mudas.
No restante das datas foram realizadas divulgações nas mídias sociais e escolas.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com a Secretaria Municipal de Projetos Públicos e Meio Ambiente
Fotos: Sandro Darsie
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.