O encontro, que acontece neste mês, é um espaço democrático para ampliar a participação social, discutir temas estratégicos de proteção, e consolidar diretrizes para a infância e juventude
Organizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente terá como tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa, com enfoque na nova lei do Eca Digital”.
O seminário acontecerá no dia 28 de maio, das 8h às 12h e das 13h15 às 17h, com sede no Centro Educativo Crescer (CEC).
A conferência é fundamental para que as demandas locais sejam incluídas nas conferências estaduais e nacionais, assegurando a implementação de políticas públicas efetivas e o diálogo sobre direitos humanos.
Novo ECA Digital
A convidada para uma das palestras da conferência será Carolina de Oliveira Konzen Thomas, bacharel em Direito e mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas. A palestrante tratará da nova lei do Eca Digital, vigente desde 17 de março, que atualiza o Estatuto da Criança e do Adolescente para o ambiente virtual. A lei impõe regras rigorosas para plataformas, redes sociais e jogos, como verificação de idade, fim do feed infinito para menores e obrigatoriedade de supervisão parental, com foco na proteção contra abusos e vícios.
Discutir a lei é essencial porque ela promove a segurança online ao estabelecer responsabilidades compartilhadas entre famílias, Estado e empresas de tecnologia contra crimes digitais e manipulação de algoritmos.
A conferência é aberta para toda a comunidade e reúne crianças, adolescentes, conselheiros, gestores públicos e sociedade civil para avaliar políticas públicas, apontar desafios e construir propostas para fortalecer a proteção integral e a democracia no país.
Confira a programação completa
Manhã: Abertura e debates teóricos
8h - Credenciamento
8h30 - Abertura oficial e aprovação do Regimento Interno
9h - Palestra Magna: Nova lei do Eca Digital com Carolina de Oliveira Konzen Thomas
10h15 - Café/lanche
10h45 - Orientação para os grupos de trabalho (eixos
12h - Intervalo para almoço
Tarde: Construção de propostas e deliberações
13h15 - Grupos de trabalho: Discussão de propostas
15h - Café/lanche
15h30 - Aprovação das propostas e plenárias finais
16h30 - Eleição de delegados para a Conferência Estadual
17h - Encerramento
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Secretaria de Assistência Social e Habitação
Salão de eventos da ACI recebeu convidados e imprensa regional na noite desta quarta, dia 20, para apresentar as novidades
Evento reuniu educadores e cooperativas escolares da região para debates e formações sobre autonomia e cooperativismo
Seleção oferece vagas e cadastro reserva para níveis médio e superior
Todos os anos, a tradicional caminhada reúne a comunidade em busca de fé e celebração da vida
Coleta externa que será realizada no Hospital Tacchini Carlos Barbosa necessita de 120 doadores
Ex-vereador, que também foi prefeito em exercício, faleceu nesta terça-feira, dia 19 de maio de 2026
As inscrições acontecem até o dia 18 de junho
Junta Militar/Carteira de Identidade já havia mudado ainda em abril para o Edifício Comercial Pôr do Sol