Levantamento da equipe técnica municipal concluiu que o local está em péssimas condições e não oferece segurança para atendimentos. Profissionais do Estado farão nova vistoria.
Solicitada pela Secretaria Municipal da Saúde e realizada por equipe técnica da Secretaria Municipal de Projetos Públicos, no início do último mês de abril foi realizada uma vistoria na edificação que abriga a Unidade Básica de Saúde do Cinco da Boa Vista, na localidade do Cinco Baixo.
O laudo solicitado avaliou as condições de estabilidade do piso, segurança interna, salubridade do local e demais condições gerais do prédio. A conclusão da equipe mostra que o local se encontra em péssimas condições estruturais, oferecendo perigo à segurança das pessoas e, por isso, não está apto para receber atendimentos.
Na vistoria, a equipe de engenheiros constatou dezenas de problemas, além da infestação de cupins no assoalho, deixando-o com deformações e tendo escoras na parte inferior. Na parte interna, infiltrações nas paredes com fissuras e descolamento no piso vinílico. Na parte externa, descascamento da pintura e rachaduras, além de outras deficiências que não oferecem segurança aos atendentes e pacientes. Além disso, as chuvas das últimas semanas agravaram as infiltrações internas.
Com o laudo definido, agora a Secretaria Municipal da Saúde aguarda o caso ser analisado por profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de realizar um parecer técnico mais aprofundado, atestando quais ações devem ser tomadas, se a recuperação ou o abandono completo do local.
Pacientes são atendidos em outros Postos de Saúde
Com a interdição do prédio da UBS do Cinco da Boa Vista, os pacientes que necessitam atendimento, estão recebendo orientação para procurarem a ESF Arcoverde ou a UBS Santo Antônio de Castro, dois locais que ficam próximos à região e estão em condições de suprir a demanda. Também fica à disposição o Centro Municipal de Saúde Dr. Helmo Sebastião Diello, no centro da cidade. A Secretaria solicita o entendimento da população, pois está prezando pela segurança de todos.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Projetos Públicos
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade