Uma das maiores e mais importantes etnias que auxiliaram na construção de Carlos Barbosa, os italianos, comemoram hoje, dia 20 de maio, os 145 anos de sua chegada ao Rio Grande do Sul. Aqui no Município a chegada das primeiras famílias, datam a partir de 1875, ocupando os lotes da Colônia Conde D’Eu.
Alguns historiadores afirmam que antes disso, já haviam italianos ocupando lotes da antiga Colônia Santa Maria da Soledade, na localidade do Forromeco. Os imigrantes na esperança de encontrar um mundo melhor, tiveram que abandonar a querida Pátria e explorar um mundo novo, com trabalho e perseverança conseguiram finalmente realizar o sonho de possuir um pedaço de terra e de ter uma vida digna para si e seus descendentes.
No Rio Grande do Sul, em 2001, o então Governador Olívio Dutra, sancionou a Lei nº 11.595, de 03 de abril, instituindo o “Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul”, a ser comemorada, anualmente, no dia 20 de maio.
Neste ano os imigrantes Suíços-Valesanos e Poloneses, também celebram os 145 anos de chegada ao RS.
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Divulgação
Salão de eventos da ACI recebeu convidados e imprensa regional na noite desta quarta, dia 20, para apresentar as novidades
Evento reuniu educadores e cooperativas escolares da região para debates e formações sobre autonomia e cooperativismo
Seleção oferece vagas e cadastro reserva para níveis médio e superior
Todos os anos, a tradicional caminhada reúne a comunidade em busca de fé e celebração da vida
Coleta externa que será realizada no Hospital Tacchini Carlos Barbosa necessita de 120 doadores
Ex-vereador, que também foi prefeito em exercício, faleceu nesta terça-feira, dia 19 de maio de 2026
As inscrições acontecem até o dia 18 de junho
Junta Militar/Carteira de Identidade já havia mudado ainda em abril para o Edifício Comercial Pôr do Sol