Uma das maiores e mais importantes etnias que auxiliaram na construção de Carlos Barbosa, os italianos, comemoram hoje, dia 20 de maio, os 145 anos de sua chegada ao Rio Grande do Sul. Aqui no Município a chegada das primeiras famílias, datam a partir de 1875, ocupando os lotes da Colônia Conde D’Eu.
Alguns historiadores afirmam que antes disso, já haviam italianos ocupando lotes da antiga Colônia Santa Maria da Soledade, na localidade do Forromeco. Os imigrantes na esperança de encontrar um mundo melhor, tiveram que abandonar a querida Pátria e explorar um mundo novo, com trabalho e perseverança conseguiram finalmente realizar o sonho de possuir um pedaço de terra e de ter uma vida digna para si e seus descendentes.
No Rio Grande do Sul, em 2001, o então Governador Olívio Dutra, sancionou a Lei nº 11.595, de 03 de abril, instituindo o “Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul”, a ser comemorada, anualmente, no dia 20 de maio.
Neste ano os imigrantes Suíços-Valesanos e Poloneses, também celebram os 145 anos de chegada ao RS.
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Divulgação
Lista apresenta os jovens convocados a comparecer ao 6º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade de São Gabriel.
Encontro está marcado para o dia 19
Premiação acontece em meio à programação da 33ª Feira do Livro
Funcionamento é das 8 às 12
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.