Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
29 de Setembro de 2025 às 09:30

IBGE realiza entrevistas telefônicas para avaliar impactos das enchentes de 2024

Moradores que se enquadram devem receber cartas orientativas para salvar o contato oficial do instituto.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está conduzindo uma pesquisa no Rio Grande do Sul para compreender como a população foi afetada pelas enchentes de 2024, tanto durante o desastre quanto ao longo do último ano. A Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS) tem caráter experimental e fornecerá subsídios para o planejamento de políticas públicas e a elaboração de planos de prevenção e resposta a eventuais desastres climáticos no país.

As entrevistas serão realizadas por meio do número oficial (21) 2142-0123, por agentes do instituto. Participam pessoas selecionadas pelo órgão com mais de 14 anos, que estavam presentes no domicílio durante as enchentes, entre abril e maio de 2024.

Em Carlos Barbosa, a coleta de informações poderá ocorrer entre 10 e 14 de novembro, em conjunto com os demais municípios da região, ou na etapa final que abrangerá todo o estado, de 1º a 19 de dezembro. Os moradores contemplados devem receber cartas antecipadamente, orientando a salvar o número oficial do IBGE em seus contatos para reconhecer a ligação. Os respondentes também podem agendar dia e horário da entrevista pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo e-mail peers@ibge.gov.br. Esses canais podem ser usados ainda para confirmar a identidade dos agentes de coleta.

O processo da pesquisa inclui a confirmação da identidade do informante, verificação dos critérios de participação e aplicação do questionário por telefone, com garantia de sigilo legal das informações. São avaliados:

- Os efeitos nos domicílios e nos arredores, incluindo danos, perdas e interrupção de serviços (água, luz, internet);
- As situações vividas durante o desastre, como resgates, atendimentos e impactos na saúde física e mental;
- As mudanças na rotina da população, na moradia, na educação, no trabalho e na renda;
- A percepção sobre a qualidade de vida após o ocorrido e o acesso a serviços públicos;
- O apoio recebido e a opinião da comunidade sobre medidas de recuperação e prevenção.

O instituto reforça que os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos. A divulgação dos primeiros resultados, em caráter experimental, está prevista para o primeiro semestre de 2026 no site oficial do IBGE.


Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Divulgação IBGE

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé