Moradores que se enquadram devem receber cartas orientativas para salvar o contato oficial do instituto.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está conduzindo uma pesquisa no Rio Grande do Sul para compreender como a população foi afetada pelas enchentes de 2024, tanto durante o desastre quanto ao longo do último ano. A Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS) tem caráter experimental e fornecerá subsídios para o planejamento de políticas públicas e a elaboração de planos de prevenção e resposta a eventuais desastres climáticos no país.
As entrevistas serão realizadas por meio do número oficial (21) 2142-0123, por agentes do instituto. Participam pessoas selecionadas pelo órgão com mais de 14 anos, que estavam presentes no domicílio durante as enchentes, entre abril e maio de 2024.
Em Carlos Barbosa, a coleta de informações poderá ocorrer entre 10 e 14 de novembro, em conjunto com os demais municípios da região, ou na etapa final que abrangerá todo o estado, de 1º a 19 de dezembro. Os moradores contemplados devem receber cartas antecipadamente, orientando a salvar o número oficial do IBGE em seus contatos para reconhecer a ligação. Os respondentes também podem agendar dia e horário da entrevista pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo e-mail peers@ibge.gov.br. Esses canais podem ser usados ainda para confirmar a identidade dos agentes de coleta.
O processo da pesquisa inclui a confirmação da identidade do informante, verificação dos critérios de participação e aplicação do questionário por telefone, com garantia de sigilo legal das informações. São avaliados:
- Os efeitos nos domicílios e nos arredores, incluindo danos, perdas e interrupção de serviços (água, luz, internet);
- As situações vividas durante o desastre, como resgates, atendimentos e impactos na saúde física e mental;
- As mudanças na rotina da população, na moradia, na educação, no trabalho e na renda;
- A percepção sobre a qualidade de vida após o ocorrido e o acesso a serviços públicos;
- O apoio recebido e a opinião da comunidade sobre medidas de recuperação e prevenção.
O instituto reforça que os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos. A divulgação dos primeiros resultados, em caráter experimental, está prevista para o primeiro semestre de 2026 no site oficial do IBGE.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Divulgação IBGE
Programação, que encerrou no último dia 26 de setembro, envolveu escolas, condutores e pedestres em atividades de conscientização sobre segurança viária.
Iniciativa amplia a integração da rede de atendimento e reforça o compromisso na proteção da comunidade infantojuvenil.
Ocorrência evidencia a necessidade de práticas adequadas para o descarte de resíduos e reforça ações de fiscalização ambiental.
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Feriado municipal do dia 25 celebra 66 anos de emancipação. Alguns atendimentos no setor público tem alterações.
Nota Oficial informa implantação de novo parque comunitário pela empresa responsável.
Obra ilustrada trata da história e atualidades do Município com linguagem didática.