Evento tem entrada gratuita no Centro Cultural Mãe de Deus
Em celebração pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte - Proarte, promove a apresentação do espetáculo teatral “Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio”. O evento acontece no sábado 24, às 19h30, no Centro Cultural Mãe de Deus. O acesso é gratuito.
O grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul, é uma referência histórica na região, performando diversas peças com a temática da imigração italiana ao longo de mais de quatro décadas.
“Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio” ambienta-se no contexto dos anos 1920 e 1930, onde ocorreram as comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana, em meio a situações de conflitos e disputas políticas entre Ximangos e Maragatos no Rio Grande do Sul e forças que se debateram tendo desfecho com a Segunda Guerra Mundial. Em meio a isso, os imigrantes italianos fizeram sua história na região, com marcas importantes que permanecem vivas até hoje.
O espetáculo utiliza-se da poética do teatro documentário, com depoimentos reais, faz o uso de máscaras, sombras, canto, dança e projeção de vídeos e fotos. Além de atores e atrizes integrantes do Miseri, a montagem conta com novos integrantes atores, atrizes, cantores e cantoras.
O espetáculo dirigido por Fábio Cuelli tem 80 minutos de duração.
Foto: Antony Tessari/Divulgação
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.