Na noite da terça-feira, 17, um encontro no Centro Municipal de Saúde abordou os procedimentos a serem tomados, para prevenir o contágio com o Coronavírus (COVID-19). O evento contou com a presença do Infectologista Dr. Eduardo Chaida Sonda, da Secretária Municipal da Saúde Letícia Lusani, de médicos, do responsável pelos Bombeiros Voluntários, Equipe do SAMU e demais integrantes do corpo clínico do Centro Municipal da Saúde.
Durante cerca de uma hora, foram abordados diversas pautas sobre Coronavírus (COVID-19), desde o surgimento do mesmo, como é a transmissão, o tratamento e definições de casos suspeitos ou não, os planos de contingência, além de outras orientações, que podem ajudar a prevenir o desencadeamento em massa do vírus.
Ainda foi frisado a importância das pessoas não buscarem o atendimento do Posto de Saúde por qualquer motivo, “o cidadão precisa apresentar no mínimo dois dos sintomas ou ter tido contágio com pessoas que estiveram viajando para fora do país” citou o Dr. Eduardo.
A Secretaria Letícia, em sua fala destacou que os profissionais da Saúde estão a disposição para atender a todos, mas pediu cautela para não termos uma superlotação em atendimentos, “É bom o paciente realmente verificar se está com os sintomas, e se da mesma forma teve algum tipo de contágio com alguém que tenha viajado para fora do país, antes de procurar o atendimento”.
Por fim foram reforçados as orientações para ajudar a prevenir o contágio como:
– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Evite aglomerações se estiver doente;
– Mantenha os ambientes bem ventilados;
– Não compartilhe objetos pessoais;
Texto: Jaqueline Camillo
Fotos: Catiane Canal
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura