Na tarde da última terça-feira, 20, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião com as diretoras das escolas municipais de Educação Infantil para discutir sobre o planejamento do ano letivo. Para iniciar, a secretária de Educação Eliani Inês Lanzarini deu as boas vindas e realizou uma dinâmica de integração com as diretoras.
O encontro foi coordenado pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e abordou assuntos como: formação para monitores, calendário escolar para educação 2023, encontros coletivos, orientações para Educação Infantil, necessidade de monitores e auxiliares junto às escolas, justificativa do ponto digital, estágios probatórios e assuntos gerais.
Os assuntos conversados na reunião tiveram como objetivo principal:
- Articular democraticamente os segmentos que compõem a comunidade escolar (crianças, educadores, pais e colaboradores) no processo de participação reflexiva e ativa nas ações do ano;
- Desenvolver o projeto de formação continuada dos professores;
- Buscar permanentemente a coerência entre as intenções pedagógicas e ações, através do exercício reflexivo e com a coletividade;
- Desenvolver projetos educacionais na escola e fortalecer as relações colaborativas que permitam a compreensão coletiva de que a Educação é um bem social e de responsabilidade de todos;
- Refletir sobre, planejar colaborativamente, propor e acompanhar casos de crianças com necessidades específicas;
- Ouvir e dialogar com familiares/responsáveis, focando no desenvolvimento das crianças e do bem-estar no ambiente educativo.
A pauta desta reunião de ingresso às aulas foi de extrema importância para o alinhamento de objetivos das escolas, uma vez que o diretor tem um papel fundamental nesta rotina. Entre suas obrigações, estão a gestão do setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, da coordenação do corpo docente e, principalmente, por ter ações estratégicas e promover a integração entre família e escola.
Fotos: Secretaria Municipal da Educação
Distribuição beneficia diretamente agricultores familiares do município.
Ações incluem patrulhamento diário, educação preventiva e zelo por um ambiente escolar propício ao aprendizado.
Prefeita em exercício assina termo voltado à proteção e ao cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida.
Plataforma interativa oferece consulta de dados e mapas, promovendo transparência e participação cidadã.
Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.