A iniciativa visa estreitar laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional entre as comunidades brasileira e italiana.
Na última segunda-feira, (08), aconteceu no Teatro Dante Barone/Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, a instalação da Frente Parlamentar Brasil/Itália e foi entregue ao Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa.
Uma delegação representando o Município de Carlos Barbosa também participou do evento. Estavam presentes na solenidade a Vice-prefeita Beatriz Martin Bianco e a Secretária Municipal da Educação Eliani Inês Lanzarini além de representantes de entidades barbosenses.
Mais de 300 pessoas estiveram no local e, entre as autoridades, o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, o Governador Eduardo Leite, Deputados e Secretários Estaduais que prestigiaram o ato.
Um século e meio de imigração
Em 2024, o Brasil celebra os preparativos para os 150 anos da imigração italiana. No Rio Grande do Sul, estado que acolheu milhares de imigrantes vindos da Itália, essa data ganha um significado ainda mais especial, com a comemoração do sesquicentenário em 2025.
A Frente Parlamentar Brasil/Itália visa estreitar laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional entre as nações brasileira e italiana. No ato, foi assinado um decreto que cria a comissão encarregada de preparar os festejos dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, elaborando um calendário de atividades e eventos a fim de mobilizar a sociedade civil e realizar a interlocução com entes públicos. Ainda, o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, foi homenageado com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Consolato Generale d'Italia Porto Alegre
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade