No próximo sábado, 30 de novembro, o CTG Trilha Serrana será palco do Seminário “Liberdade, Igualdade e Humanidade – História, Luta e Resistência do Povo e da Cultura Negra no RS”. O evento inicia às 08h, com o credenciamento, e os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente no local, no dia do evento que contará com grandes nomes dos movimentos culturais e sociais do nosso estado como painelistas.
Abrindo os trabalhos teremos Omair Trindade e Edson Rosa, explanando sobre a “Epopeia dos Lanceiros Negros e o Massacre de Porongos”, após a conversa segue com o Prof. Dr. Tiago Goulart, com o tema “África, Africanos e Afro descentes nos livros de História”. Pela parte da tarde, os trabalhos seguem com o Movimento Negro Raízes (vencedor do Prêmio Zumbi dos Palmares, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2018 e 2019, com o tema “Consciência Negra: Todas as Nossas Cores” e, por fim, Cênico Religioso de matriz Africana, com o grupo Ketá dos Orixás.
Haverá venda de lanches durante o dia e almoço ao meio-dia. O evento é gratuito e aberto ao público, durante sua realização, a 11ª RT realizará coleta de donativos de material escolar, que será entregue ao Movimento Assistencial Barbosense (MAB). Haverá também exposição de artesanato de referência afro-brasileira, produzido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
O Seminário é organizado pelo CTG trilha Serrana, através da Gestão Cultural de Prendas e Peões da 11ª Região Tradicionalista, com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte. Mais informações pelo fone (54) 9 9634.4218, com Jonas.
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Divulgação
Selo alusivo e programação relativa às imigrações foram lançados nesta tarde
Edição deste ano apresenta 25 expositores locais e acontece em paralelo ao Filó do FestiQueijo.
Etapa de avaliação dos textos prossegue até o final de julho
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.