Governo gaúcho já notificou as 21 regiões para o aumento de casos entre Covid e gripe.
Em nota direcionada aos gestores de saúde municipais, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul-Cosems RS, orienta que seja salientado à população a importância dos protocolos de segurança quanto a pandemia que ainda afeta todo o mundo.
Segundo a nota, com base nas informações levantadas pelo Centro de Vigilância Estadual (CEVS/SES RS) junto aos municípios gaúchos, quanto a elevação dos casos de Covid-19 e aumento de casos de H1N1 associados a Covid-19, a orientação é para o reforço das orientações sanitárias, como: lavar as mãos, usar álcool em gel, o uso adequado de máscara e, sobretudo, evitar aglomerações.
O Cosems orienta que seja amplia a testagem na população e fortalecimento da campanha de vacinação contra Covid 19 e Influenza, ampliação do acesso às consultas para diagnóstico de Covid junto a Atenção Básica, e trabalhos para a reorganização dos protocolos de urgência e emergência junto aos locais de atendimento de saúde.
O órgão também afirma que serão realizadas reuniões periódicas junto à Secretaria Estadual de Saúde RS e salienta que o momento expira cuidados, pois a nova variante apresenta alta transmissibilidade e o número de casos vem crescendo dia após dia no estado.
A Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa avisa aos cidadãos que, na dúvida, procurem o Centro de Saúde para orientação ou realização de testagem e principalmente, compareça às campanhas de vacinação contra a Covid.
Por Assessoria de Imprensa
Reprodução
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola
Quatro projetos de duas escolas representaram o município na feira internacional, sendo um deles premiado na categoria Júnior
Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade