O dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data de mobilização de toda a sociedade no combate a violência.
Diariamente, este público é exposto a inúmeras formas e situações de violência, nos mais diversos ambientes frequentados por eles.
- Abuso sexual: quando a criança ou adolescente é forçada por um adulto, a praticar qualquer ato de natureza sexual;
- Exploração sexual: quando a criança ou adolescente é usado na intenção de troca ou obtenção de lucro financeiro ou de outra natureza, em turismo sexual, tráfico, pornografia ou em rede de prostituição.
A sociedade precisa ser envolvida nesta discussão e nas ações propostas para o combate desta violência, pois as vítimas em sua grande maioria, não tem a percepção do que é abuso e exploração sexual.
Frente a isto, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), estão promovendo uma peça de teatro para abordar o tema, em consonância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A peça “Conta comigo”, será encenada pela Companhia Tem Gente Teatrando, nos dias 17 e 18 de Maio, nos turnos da manhã e da tarde, no Salão Paroquial. A peça será direcionada aos alunos do Ensino Fundamental, entre o 1º e 9º ano, e contará a história de um grupo de amigos inseparáveis que começam a perceber algo de errado com uma de suas amigas. Diante da situação, o grupo se une ainda mais para ajudá-la e juntos, descobrem o caminho seguro e correto para se protegerem das violências e dos perigos que rondam as crianças e adolescentes.
A peça tem o objetivo de explicar e alertar os alunos sobre o assunto, de maneira educativa.
É responsabilidade de todos estarem atentos e denunciarem qualquer tipo de violência contra o público infantojuvenil. Vítimas ou testemunhas de violação dos direitos de crianças e adolescentes devem denunciar pelo Disque 100 ou entrar em contato com o Conselho Tutelar pelos telefones (54) 3433-2918 ou (54) 9 9632-8803 (Plantão 24 horas).
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Fernanda Atuatti
Quatro projetos de duas escolas representaram o município na feira internacional, sendo um deles premiado na categoria Júnior
Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis