A iniciativa consiste em orientações direto os alunos e distribuição de panfletos informativos.
O dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data de mobilização de toda a sociedade no combate à violência. Existem diferentes tipos de violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Qualquer tentativa de toque, relação sexual, gestos eróticos, falas, intenção de ter prazer com as vítimas é considerado abuso sexual.
A conscientização sobre este tema é fundamental para prevenir e combater tais práticas, sendo de responsabilidade de todos os pais, educadores, autoridades e cidadãos, estarem atentos e denunciar qualquer sinal de abuso ou exploração.
Ação de Conscientização nas Escolas
Frente a isso, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, em conjunto com o Conselho Tutelar, estão promovendo no mês de maio uma ação de conscientização nas escolas do município sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa consiste em orientações com os alunos e na distribuição de panfletos informativos. Estas atividades visam educar e sensibilizar os jovens sobre os diferentes tipos de abuso e exploração, como reconhecer sinais de perigo e a importância de denunciar qualquer situação suspeita.
Esta ação também conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e da empresa Tramontina.
Denúncias
A sociedade precisa estar envolvida nas ações propostas para o combate desta violência, pois as vítimas em sua grande maioria, não tem a percepção do que é abuso e exploração sexual.
Vítimas ou testemunhas de qualquer violação dos direitos de crianças e adolescentes devem denunciar imediatamente. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou entrando em contato com o Conselho Tutelar pelos telefones (54) 3433-2918 ou (54) 99632-8803 (Plantão 24 horas).
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Conselho Tutelar
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade