Na última terça-feira (22), a Administração Municipal recebeu profissionais de arquitetura e engenharia e o presidente do Consepro, Robeson Canal, na sala de reuniões do gabinete.
A reunião ocorreu para a apresentação do projeto do novo Complexo de Segurança que será construído no bairro Aparecida e abrigará a Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança e Trânsito. As três forças de segurança terão prédios separados localizados em uma área de 5.638,59 m² de terreno, sendo 2.727,78 m² construídos.
O empreendimento terá padrões de construção e de acessibilidade em todos os espaços disponíveis, conforme explica a arquiteta Pauline Audibert: “o projeto tem cuidados com a acessibilidade nas entradas, nos corredores, nas salas e até entre os prédios. Os materiais que serão utilizados podem ser facilmente encontrados em lojas de materiais de construção ou empresas que os produzem”.
O Complexo como um todo
A infraestrutura foi cuidadosamente planejada, com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito posicionada estrategicamente entre os prédios da Brigada Militar e a Delegacia de Polícia, visando a eficácia na resposta às demandas. As três edificações terão aproveitamento da luz solar para iluminar ambientes e também da água da chuva. Na entrada principal será construído um recuo para servir de estacionamento.
Prédio da Brigada Militar
O piso térreo abriga um hall de entrada que serve como área de espera e atendimento para visitantes. Uma porta com controle biométrico conduz à sala dos comandantes, à sala administrativa, aos depósitos, bem como aos vestiários e alojamentos projetados conforme as necessidades dos servidores, além de salas multifuncionais.
Prédio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito
No térreo, o hall atua como um espaço de espera para o público, além de abrigar o atendimento individual e a sala de reuniões. As demais salas para servidores, secretário, setor de videomonitoramento, Guarda Municipal e outros, terão acesso controlado. No subsolo, foram projetados depósitos e salas de manutenção.
Prédio da Delegacia de Polícia
O piso térreo incluirá um hall com área de espera para visitantes, atendimento e plantão. Uma porta com controle biométrico possibilita o acesso às áreas restritas.
Conforme resume o secretário Leônidas, “essa é mais uma etapa finalizada para chegarmos ao complexo de segurança”. Já o prefeito Kirch afirma: “é bem importante ter a construção desse local para ampliar a segurança ao barbosense. A unificação dos espaços é sempre viável ao cidadão que necessita do atendimento na área de segurança, facilitando os serviços entre a Brigada Militar, Polícia Civil e a própria Secretaria”.
Atualmente o projeto está em fase orçamentária, onde os responsáveis pesquisam os valores dos materiais necessários para a construção deste empreendimento. Os orçamentos deverão ser entregues ainda no mês de setembro para a Administração Municipal, concluindo assim todo o projeto do Complexo de Segurança.
Mais detalhes e informações sobre o progresso do empreendimento serão divulgados à medida que o projeto avançar.
Por Assessoria de Imprensa
Projeto: Reprodução
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.