Na última semana, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, participou da Formação Avançada do Curso de Facilitador de Círculos de Construção de Paz em Aplicações Conflitivas, com a instrutora Lenice Pons Pereira, realizado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Bento Gonçalves.
O objetivo da capacitação é formar facilitadores para atuar em situações conflitivas. Os Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz são processos de diálogo que permitem a identificação e a compreensão das causas e necessidades subjacentes ao conflito e a busca da sua transformação em atmosfera de segurança e respeito. O método, estruturado com base nos princípios e valores das práticas restaurativas e da cultura da paz, pode ser utilizado nos mais variados espaços de convivência social. Ajuda crianças, adolescentes e adultos a se conectar entre si, melhorar a comunicação e transformar conflitos em ações criativas e positivas.
O evento contou com a presença da Coordenadora do Projeto Justiça Restaurativa, Mari Angela Stallivieri, e a professora aposentada que atua como voluntária no projeto, Beatriz Martin Bianco.
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Secretaria Municipal de Assistência Social
  
  Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025