Na última semana, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, participou da Formação Avançada do Curso de Facilitador de Círculos de Construção de Paz em Aplicações Conflitivas, com a instrutora Lenice Pons Pereira, realizado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Bento Gonçalves.
O objetivo da capacitação é formar facilitadores para atuar em situações conflitivas. Os Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz são processos de diálogo que permitem a identificação e a compreensão das causas e necessidades subjacentes ao conflito e a busca da sua transformação em atmosfera de segurança e respeito. O método, estruturado com base nos princípios e valores das práticas restaurativas e da cultura da paz, pode ser utilizado nos mais variados espaços de convivência social. Ajuda crianças, adolescentes e adultos a se conectar entre si, melhorar a comunicação e transformar conflitos em ações criativas e positivas.
O evento contou com a presença da Coordenadora do Projeto Justiça Restaurativa, Mari Angela Stallivieri, e a professora aposentada que atua como voluntária no projeto, Beatriz Martin Bianco.
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Secretaria Municipal de Assistência Social
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.