Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Por esta razão, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, realiza encontros mensais de Apoio ao Diabético, disponibilizando profissionais para trabalhar temas como: alimentação, medicações, acompanhamento e controle de glicose, visando a melhoria da qualidade de vida.
Nesta quarta-feira, 27, no Auditório do Centro de Saúde, ocorreu o penúltimo encontro do ano. Com a participação de 70 pessoas, na oportunidade, o Dr. Robledo Xavier da Veiga, Cirurgião Vascular, foi convidado para palestrar sobre o Pé Diabético, continuação do trabalho feito pela Podóloga Elise Meri Morelatto Monteiro.
Dr. Robledo fez um apanhado geral da patologia, que acomete os pacientes diabéticos com alterações em seus pés. Isto acontece por complicações de neuropatia, doença dos nervos, que provoca diminuição na sensibilidade, ou por alteração de aterosclerose, que nada mais é, do que uma diminuição da circulação nos membros. Sua orientação aos diabéticos é de manter sempre o cuidado adequado com os pés, principalmente no que diz respeito a higiene, procurar assistência médica assim que necessário, bem como manter o nível de glicose apropriado.
Para saber mais sobre o Diabetes, tipos mais comuns, sintomas e prevenção, acesse o site do Ministério da Saúde, pelo link: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes.
Mais informações através do 3461-8904.
Texto e fotos: Daiane Altíssimo
Atividade começa no dia 10 de novembro, com encontros nas três ciclovias da cidade
Novas instalações ficam na esquina das rua Buarque de Macedo e Monte Castelo
Programação aconteceria em outubro, mas foi adiada devido ao mau tempo
Vias públicas que apresentavam imperfeições passam por intervenções para melhorar as condições de tráfego
Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia
Colégio Santa Rosa solicitou interdição temporária pelas comemorações de 105 anos da instituição
Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola