Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Por esta razão, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, realiza encontros mensais de Apoio ao Diabético, disponibilizando profissionais para trabalhar temas como: alimentação, medicações, acompanhamento e controle de glicose, visando a melhoria da qualidade de vida.
Nesta quarta-feira, 27, no Auditório do Centro de Saúde, ocorreu o penúltimo encontro do ano. Com a participação de 70 pessoas, na oportunidade, o Dr. Robledo Xavier da Veiga, Cirurgião Vascular, foi convidado para palestrar sobre o Pé Diabético, continuação do trabalho feito pela Podóloga Elise Meri Morelatto Monteiro.
Dr. Robledo fez um apanhado geral da patologia, que acomete os pacientes diabéticos com alterações em seus pés. Isto acontece por complicações de neuropatia, doença dos nervos, que provoca diminuição na sensibilidade, ou por alteração de aterosclerose, que nada mais é, do que uma diminuição da circulação nos membros. Sua orientação aos diabéticos é de manter sempre o cuidado adequado com os pés, principalmente no que diz respeito a higiene, procurar assistência médica assim que necessário, bem como manter o nível de glicose apropriado.
Para saber mais sobre o Diabetes, tipos mais comuns, sintomas e prevenção, acesse o site do Ministério da Saúde, pelo link: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes.
Mais informações através do 3461-8904.
Texto e fotos: Daiane Altíssimo
Selo alusivo e programação relativa às imigrações foram lançados nesta tarde
Edição deste ano apresenta 25 expositores locais e acontece em paralelo ao Filó do FestiQueijo.
Etapa de avaliação dos textos prossegue até o final de julho
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.