A certificação é conferida às UBSs que se destacam por desenvolver ações direcionadas à promoção do envelhecimento saudável e instituir percursos nas redes de atenção e proteção às pessoas idosas.
Na manhã da última quinta-feira, (11), aconteceu a reunião do Comitê Intergestores Regional (CIR), em Caxias do Sul, onde o Centro Municipal de Saúde Dr. Helmo Sebastião Diello, recebeu o selo de bronze UBS Amiga do Idoso, honraria concedida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
O referido selo representa uma certificação prestigiosa da SES às Unidades Básicas de Saúde participantes da Rede Bem Cuidar (RBC), as quais implementaram com sucesso as diretrizes propostas pelo programa, alcançando critérios específicos para a promoção da saúde dos Idosos. Tais diretrizes incluem o levantamento da população Idosa em seu território, a melhoria dos serviços farmacêuticos voltados para essa faixa etária, aprimoramento do atendimento aos Idosos e a aplicação da avaliação multidimensional do Idoso, entre outras medidas.
A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) é um componente vital do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), com a missão de impulsionar a qualidade e a eficiência dos serviços de Atenção Primária à Saúde oferecidos à população. O projeto visa tanto ao aperfeiçoamento quanto ao fortalecimento das ações de proteção e promoção da saúde entre os habitantes do Rio Grande do Sul.
Esse reconhecimento reitera o compromisso do Centro Municipal de Saúde de Carlos Barbosa em proporcionar uma assistência integral e dedicada aos Idosos da comunidade, além de destacar a eficácia das iniciativas implementadas visando ao envelhecimento saudável e à qualidade de vida dessa importante parcela da população. A Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona, recebeu o certificado, representando a pasta municipal.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Reprodução
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.