O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, filho ou irmão. Por isso, que anualmente é realizado o movimento Novembro Azul em todo o País, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Em Carlos Barbosa, no dia 21 de novembro, ocorrerá a 3ª edição de Homens em Alerta. Uma palestra que acontecerá no Centro Educacional Ivo Tramontina – CEIT, a partir das 19h, e abordará os tópicos Prevenção e Cuidados da Saúde Masculina pelo Médico Urologista Leonardo Zanuz.
O evento é uma realização do Hospital São Roque e da Liga Feminina de Valorização à Vida, e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, das Cooperativas Santa Clara e Sicredi, da ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal, dos Bombeiros Voluntários do Município, da Acquafitness, do Instituto do Câncer Tacchini e da ACI – Associação Comércio e Indústria de Carlos Barbosa.
Além disso, mensalmente a Clínica do Homem, localizada em frente ao Centro Municipal da Saúde, disponibiliza 120 consultas com médico urologista, exclusivas para o público masculino. Para receber o atendimento, é necessário realizar o agendamento pelo número 156, opção 1, no horário das 7h às 13h, ou através do PortalSaúde, que funciona por meio de um usuário e senha, os quais são gerados na recepção do Centro de Saúde.
Mais informações podem ser obtidas no 3461-8904.
Texto: Daiane Altíssimo
Imagem: Divulgação
  
  Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025