De 07 a 25 de outubro acontecerá em Carlos Barbosa, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, será destinada para crianças não vacinadas que possuem de 06 meses a 05 anos incompletos.
As imunizações serão realizadas na Sala de Vacinas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. E no dia 19 de outubro, em um sábado, acontece o dia “D” de Mobilização Nacional, em que a Sala de Vacinas estará aberta para atendimento das 8h às 17h.
Informamos que neste período da campanha, uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde fará a vistoria das carteirinhas de vacinas das crianças, nas escolas de educação infantil do município. Ainda assim, quem desejar, poderá comparecer às salas de vacinas da cidade e do interior, para a conferência das mesmas, nos horários de funcionamento.
O que é o Sarampo?
Uma doença infecciosa grave causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer pessoa que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais de circulação do vírus
O sarampo no Brasil
Em 2019, o Brasil registrou casos de sarampo em Amazonas, Roraima, Pará, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Rio Grande do Sul também já registrou casos de sarampo neste ano.
Diante da situação epidemiológica no Brasil e das baixas coberturas vacinais, reforça-se a necessidade de realizar esta Campanha a fim de captar as crianças NÃO vacinadas ou com os esquemas de vacinação incompletos, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no país. A mais efetiva forma de prevenção é a VACINAÇÃO. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação, conforme o esquema vacinal. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone 3461-8904 ou no 3461-8970.
Texto: Daiane Altíssimo
Imagem: Divulgação
Contribuintes do meio rural com receita bruta igual ou superior a R$ 360 mil nos anos anteriores não poderão mais utilizar o talão de papel. Treinamento será gratuito e com vagas limitadas.
Comunidade pode participar respondendo o questionário e contribuindo com a pesquisa.
Iniciativa promove debates sobre violência, bullying, perigos na internet e uso de celular nas escolas.
Ajude a definir metas e programas que impactam diretamente o dia a dia do município.
Cerimônia celebra conclusão das obras na Rua Vereador Ubaldo Baldasso e Avenida Presidente Kennedy.
Comunidade barbosense aproveitou a coleta no Hospital Tacchini Carlos Barbosa para doar sangue.
Evite custos adicionais quitando sua parcela até a data de vencimento.
Leitores podem acessar o acervo no turno da manhã