Evento reúne especialistas para promover acolhimento e reflexão no Agosto Lilás.
ATUALIZAÇÃO: O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) informa que a profissional Amanda Stanilososk, citada na divulgação do evento, atua como pesquisadora da UCS, e não como psicóloga. Além disso, o depoimento de uma mulher sobre sua trajetória de superação da violência não fará parte da programação.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, convida toda a comunidade a participar do evento “Roda de Conversa - Caminhos de Cuidado”, que será realizado na sexta-feira, 15 de agosto, às 19h, no Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT).
A atividade integra a programação da campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O objetivo é ampliar os espaços de diálogo, acolhimento e informações sobre o tema.
O encontro contará com a presença da Delegada de Polícia Tatiana Barreira Bastos, diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), que abordará os aspectos jurídicos e institucionais do enfrentamento à violência doméstica. Também participarão as psicólogas Mariele Merzoni e Amanda Stanilososk, que trarão reflexões baseadas na escuta clínica, incluindo experiências de trabalho junto a homens autores de violência, oferecendo um olhar ampliado sobre os caminhos de superação e prevenção.
Outro momento marcante da roda de conversa será o depoimento de uma mulher que rompeu o ciclo da violência, compartilhando sua trajetória de dor, coragem e recomeço. Essa vivência representa uma possibilidade concreta de transformação, reforçando a importância da rede de apoio e do acesso à informação para que outras mulheres também possam buscar ajuda e mudar suas histórias.
Além do bate-papo, o evento contará com a apresentação de uma peça teatral encenada pelo Centro de Convivência, que retrata o início da violência doméstica. Por meio da arte, será possível sensibilizar o público para sinais muitas vezes sutis de abuso, promovendo empatia e conscientização de forma profunda. Essa iniciativa visa provocar reflexões e despertar olhares atentos à realidade de tantas mulheres que enfrentam situações de violência.
O COMDIM reforça o convite para que a população participe ativamente desse momento de escuta, aprendizado e solidariedade. Ao final da programação, também será servido um café, proporcionando um espaço de convivência e troca entre os participantes.
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados com a servidora municipal e integrante do COMDIM, Viviane Ardanaz, no Centro de Saúde. Ao longo do mês, a programação do Agosto Lilás continuará com novas atividades, que serão divulgadas nas redes oficiais do município.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: COMDIM
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade