Na manhã desta sexta-feira, 12, as câmeras de videomonitoramento da Prefeitura auxiliaram a Brigada Militar e a Polícia Civil na prisão de um suspeito de praticar furtos na área central de Carlos Barbosa. Os operadores das câmeras, que são servidores da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, tinham a desconfiança que um automóvel Ford-KA estava sendo utilizado para transportar o suspeito. Através das câmeras, conseguiram visualizar a placa do carro e já cadastraram no sistema, a fim de que, se esse veículo passasse novamente pelo sistema de videomonitoramento, um alerta seria disparado.
Então, hoje pela manhã, no momento em que o veículo com placas de Canoas entrou na cidade, um alerta foi emitido no sistema de monitoramento, dando a exata localização de onde estava o carro. A Brigada Militar e a Polícia Civil foram acionadas e prenderam um indivíduo na rua Maurício Cardoso.
O Município conta com 27 câmeras instaladas com o objetivo de impedir atos de imprudência, vandalismo, direção perigosa e atitudes suspeitas. Esse sistema de controle de trânsito por videomonitoramento encontra base legal nas Resoluções 471/2013 e 531/2015 do CONTRAN, sendo necessária para a sua validação a presença de um Agente de Trânsito acompanhando em tempo real (online) o cometimento da infração.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Divulgação
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade