Para homenagear as mulheres, a Fundação de Cultura e Arte – Proarte, por meio da Biblioteca Pública Padre Arlindo Marcon, preparou a Mostra Literária Leia Mulheres que tem por objetivo dar maior visibilidade para as obras de autoria feminina e também às biografias, cujas vidas merecem destaque seja por sua participação política, artística ou religiosa.
A Mostra permite refletir sobre a desigualdade de gênero no mercado editorial, o qual ainda hoje é um espaço masculino: “Dos 114 vencedores do prêmio Nobel de Literatura, apenas 14 são mulheres”. Entre as autoras selecionadas figuram Ana Maria Machado, Dinah Silveira de Queirós, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiróz e Zélia Gattai - que fazem parte da Academia Brasileira de Letras-, a vencedora do Nobel de Literatura Doris Lessing, Simone de Beauvoir, Virgínia Woolf, Florbela Espanca, Ayn Rand, Nora Roberts, Lucinda Riley, Jojo Moyes, entre outras tantas.
A Mostra Literária Leia Mulheres integra a programação do Mês da Mulher e está exposta na Biblioteca Municipal nos horários de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e se estende por todo o mês de março. Mais informações podem ser obtidas através do 3433-2182.
Texto: Daiane Altíssimo
Foto: Divulgação
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura