Para homenagear as mulheres, a Fundação de Cultura e Arte – Proarte, por meio da Biblioteca Pública Padre Arlindo Marcon, preparou a Mostra Literária Leia Mulheres que tem por objetivo dar maior visibilidade para as obras de autoria feminina e também às biografias, cujas vidas merecem destaque seja por sua participação política, artística ou religiosa.
A Mostra permite refletir sobre a desigualdade de gênero no mercado editorial, o qual ainda hoje é um espaço masculino: “Dos 114 vencedores do prêmio Nobel de Literatura, apenas 14 são mulheres”. Entre as autoras selecionadas figuram Ana Maria Machado, Dinah Silveira de Queirós, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiróz e Zélia Gattai - que fazem parte da Academia Brasileira de Letras-, a vencedora do Nobel de Literatura Doris Lessing, Simone de Beauvoir, Virgínia Woolf, Florbela Espanca, Ayn Rand, Nora Roberts, Lucinda Riley, Jojo Moyes, entre outras tantas.
A Mostra Literária Leia Mulheres integra a programação do Mês da Mulher e está exposta na Biblioteca Municipal nos horários de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e se estende por todo o mês de março. Mais informações podem ser obtidas através do 3433-2182.
Texto: Daiane Altíssimo
Foto: Divulgação
  
  Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
  
  Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
  
  Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
  
  Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
  
  Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
  
  Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
  
  Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
  
  Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025