Isenção do ITBI vale para os contemplados do empreendimento Vale do Sol, aprovada por lei municipal em 5 de agosto.
Na última terça-feira, 5 de agosto, foi aprovada pelo Poder Público Municipal a Lei nº 4.447, que isenta os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida de Carlos Barbosa do pagamento do ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, cobrado na compra ou transferência de imóveis com base em seu valor venal.
Dessa forma, os contemplados do Minha Casa, Minha Vida neste ano de 2025 recebem o benefício de isenção em arcar com o ITBI no momento da aquisição do imóvel. A legislação vale para beneficiários do programa que irão adquirir unidades habitacionais no empreendimento Vale do Sol, que será situado no Bairro Aparecida, na área do Loteamento Residencial Dei Fiori, em frente à Rua Vereador Estevão Baseggio.
O projeto foi votado em sessão ordinária na Câmara Municipal no dia 4 de agosto e promulgado pelo Poder Executivo já no dia seguinte, fazendo valer o auxílio para reduzir os custos de aquisição aos beneficiários do programa habitacional. A iniciativa é mais uma forma de incentivar e apoiar as famílias de baixa renda residentes no município no acesso à moradia digna.
Homologação dos candidatos ao programa habitacional acontece na próxima semana
A Secretaria de Assistência Social e Habitação informou que, na próxima segunda-feira, 11 de agosto, será apresentada a homologação dos candidatos inscritos neste novo programa habitacional, via Diário Oficial.
Atualmente, os inscritos passam por análise documental e pela aplicação da tabela de pontuação, conforme os critérios estabelecidos pelo programa. As famílias homologadas seguirão para avaliação individual pela Caixa Econômica Federal, que será responsável por fazer a análise financeira dos candidatos.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria pelos telefones (54) 3433-2903 ou 2900.
Por Assessoria de Imprensa
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade