O Dia Municipal da Síndrome de Down foi comemorado em 21 de março, a data passou a integrar o calendário de eventos de Carlos Barbosa e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. O dia faz alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico de indivíduos com essa mutação do material genético. Sendo assim, através de parceria entre a Prefeitura com a Câmara de Vereadores e a Escola Especial Recanto do Amor – APAE, foi realizada uma programação visando aproximar a comunidade barbosense do tema.
Na última quinta-feira, 21, no Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin Guerra, ocorreu o Círculo de Construção de Paz com as famílias das pessoas com Síndrome de Down. Já, na sexta-feira, 22, o encontro aconteceu no Auditório da Tramontina abordando o tema “Convivendo com a Síndrome de Down”. Fechando a programação, foi realizada uma Caminhada de conscientização neste domingo, 24, que contou com show da dupla vencedora do Festival da Canção 2018 - Luis Antônio Schafer e Renoaldo Pavan.
A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, considera muito importante realizar atividades alusivas a este dia, de forma a valorizar e incentivar a participação das pessoas com Down nos eventos da comunidade e ao mesmo tempo, romper com as barreiras do preconceito existente em nossa sociedade.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Denise Zwirtes/Divulgação
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade
Encontro inicia a organização da 32ª Noite dos Reis
Três alunas da EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola foram reconhecidas no Prêmio Meninas Olímpicas 2025
Prazo vai até o dia 10 de dezembro; interessados devem procurar o Centro de Convivência ou a líder de sua comunidade