No último dia 05 de junho, aconteceu a Cerimônia Nacional de Premiação dos Medalhistas de Ouro da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em Florianópolis, Santa Catarina. A edição encerrou ainda em dezembro de 2022.
A ótima notícia é que o aluno Rômulo Girotto da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Governador de Leonel de Moura Brizola, conquistou a medalha de ouro. O medalhista participou da cerimônia acompanhado pela secretária da educação Eliani Inês Lanzarini, a diretora da Escola Fátima Festa Bellaver e a professora de matemática Roberta Manfroi Ló.
Na oportunidade, a supervisora pedagógica do sistema educacional Aprende Brasil, Vanessa Zanoncini, presenteou Rômulo com um notebook.
A OBMEP
Encerrada a 17ª edição, cerca de 18,3 milhões de estudantes brasileiros participaram da prova da primeira fase da 18ª OBMEP, que iniciou em 30 de maio passado.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC)e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
• Estimular e promover o estudo da Matemática;
• Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que mais alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
• Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
• Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
• Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
• Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A Administração Municipal cumprimenta Rômulo Girotto, a EMEFTI Governador de Leonel de Moura Brizola, através da Direção, Professores e em especial, a família do aluno por mais essa conquista em nível nacional.
Por Assessoria de Imprensa/Secretaria da Educação
Foto: reprodução Escola Leonel
Plataforma interativa oferece consulta de dados e mapas, promovendo transparência e participação cidadã.
Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.