O mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e de doenças como
Chikungunya e Zika Vírus ainda permanece no município.
A Secretaria Municipal da Saúde alerta sobre focos existentes do mosquito da Dengue aqui na cidade. Os profissionais de fiscalização do município estão seguindo todos os protocolos de segurança para poderem realizar as visitas.
A Dengue é uma doença cujo período de maior transmissão ocorre no verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito em ambientes quentes e úmidos. Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma de prevenção, por isso, é essencial a participação consciente e diária de toda a população.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou até a Semana Epidemiológica (SE 22) que aconteceu entre os dias 30 de maio e 05 de junho, um total de 7.241 casos confirmados de Dengue. O Rio Grande do Sul também registrou oito óbitos por Dengue.
Uma relação feita entre os anos 2000 e 2021, nos possibilita observar que, o Rio Grande do Sul teve um aumento significativo de (84,3%) no número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti e Carlos Barbosa está inclusa nas cidades infestadas.
Medidas simples como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar caixa d´água tampada, cobrir os grandes reservatórios de água como as piscinas, por exemplo e remover do ambiente todo material que possa acumular água (pneus, latas, caixas, etc.) podem ser adotadas pela população para diminuir os focos do mosquito.
Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Sanitária, pelo telefone (54) 3461-8915 ou na recepção do Centro de Saúde.
Por Assessoria de Imprensa
Convite partiu em virtude da excelente relação entre o Poder Público, Diretoria Voluntária e ACI na eficiência de ações que foram realizadas nesta edição de 2025.
Programa oferece acompanhamento gratuito para quem deseja abandonar o fumo.
Evento reúne especialistas para promover acolhimento e reflexão no Agosto Lilás.
Isenção do ITBI vale para os contemplados do empreendimento Vale do Sol, aprovada por lei municipal em 5 de agosto.
Aulas iniciam no dia 6 de agosto, com encontros semanais voltados a ritmos tradicionais do sul.
Lista apresenta os jovens convocados a comparecer ao 6º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade de São Gabriel.
Encontro está marcado para o dia 19
Premiação acontece em meio à programação da 33ª Feira do Livro